Economia
Lituânia é destino convidado da 13.ª dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso
Iniciativa decorre nos dias 19 e 20 de Fevereiro de 2026, em Fátima, e no dia 23, na Guarda
A Lituânia é o destino convidado dos Workshops Internacionais de Turismo Religioso (IWRT) 2026, anunciou Pedro Mafra, presidente da Associação Empresarial Ourém-Fátima, durante a conferência da acção de Caminhos de Fátima, realizada online a 24 de Novembro, iniciativa do Turismo de Portugal organizada com várias entidades parceiras.
Segundo nota emitida pela organização, a escolha da Lituânia como destino convidado da 13.ª edição dos IWRT, que decorrerão a 19 e 20 de Fevereiro de 2026, em Fátima, e no dia 23, na Guarda, "reconhece e reforça a projecção internacional do país como referência em turismo religioso, espiritualidade e património de fé".
"Conhecida como 'Terra de Esperança, Misericórdia e Fé Viva', a Lituânia destaca-se pela autenticidade cultural, pela riqueza das suas paisagens naturais e por um legado espiritual profundamente enraizado na identidade do seu povo", realça ainda.
Em termos de presença oficial nos IWRT 2026, "a Lituânia contará com uma delegação que integrará representantes do Ministério da Economia e Inovação, da agência nacional Lithuania Travel, da Go Vilnius, das Arquidioceses de Vilnius e Kaunas, do Município de Raseiniai, entre outros parceiros estratégicos. A apresentação do destino convidado aos participantes ocorrerá na manhã inaugural dos XIII IWRT, no Centro Pastoral de Paulo VI, no Santuário de Fátima, onde o evento decorre em Fátima".
A vice-ministra da Economia e Inovação, Guoda Burokienė, sublinha que esta participação da Lituânia como destino convidado dos IWRT 2026 “é uma oportunidade única para apresentar o potencial turístico do país, para promover o desenvolvimento do sector do turismo religioso e incentivar o interesse internacional pelos seus lugares sagrados”.
A também CEO da Lithuania Travel sublinha que 1,5 milhões de turistas internacionais visitam a Lituânia todos os anos, e que a promoção do turismo religioso poderia aumentar esse número. "O nosso país é famoso pela sua cultura autêntica, paisagens naturais ricas, ofertas de bem-estar e experiências gastronómicas. Mas também estamos prontos para partilhar o seu património religioso e tradições espirituais com o mundo", declara ainda.