Sociedade
Linhas do Mobilis sofrem reajustamento a partir de 1 de Julho
Câmara de Leiria aprova diversas alterações ao funcionamento das nove linhas do transporte urbano
A partir do dia 1 de Julho, as linhas da rede Mobilis vão sofrer reajustamentos para irem ao encontro das necessidades dos utilizadores, cujo número tem vindo a crescer.
Luís Lopes explicou que foram auscultadas "várias entidades" e foram tidas em conta "as reclamações” que têm chegado à autarquia.
Segundo o vereador com o pelouro da Mobilidade, estas alterações pretendem ser "uma resposta" e também vão ao encontro da proposta recente apresentada na Assembleia Municipal.
Tendo por base a instalação provisória do terminal rodoviário, a Câmara de Leiria aproveitou para fazer o reajuste, que já estava a ser trabalhado, em resultado de uma avaliação ao sistema de transporte público colectivo, bem como de inquéritos e de informações transmitidas pelos utentes.
Na linha 1 (Estação) será criado um horário nocturno até à Gândara dos Olivais, em resposta a solicitações por parte de trabalhadores e estudantes.
A linha 3 (Ponte da Pedra/Telheiro) será reforçada com duas viaturas, é dividida em dois troços e conta com a implementação de shuttles com transbordo no terminal provisório.
O circuito 4 (Leiria/Andrinos) será convertido em linha circular.
Na linha mais dedicada à comunidade universitária, a 9 - uMOB, serão introduzidos os horários das 7:10 horas e das 19:45 horas, e será suprimido o horário das 14 horas, que tem uma procura abaixo do expectável.
Nos restantes circuitos, (2, 5, 6 e 8), o plano de reestruturação prevê apenas a alteração do ponto de partida e ligeiras modificações nos itinerários.
O autarca revelou que os utilizadores de transporte público têm vindo a aumentar, tendo-se registado, em 2025, 1.335.494 utilizadores do Mobilis, “o que se traduz num incremento de quase mais 200 mil” face a 2024.
Estas medidas surgem da deslocalização do terminal rodoviário da Avenida Heróis de Angola para a zona desportiva, após a tempestade Kristin. A infra-estrutura ficará em funcionamento até à conclusão da obra do TIL - Terminal Intermodal de Leiria.