Sociedade

LIFE Berlengas finalista do Prémio Europeu Natura 2000

2 jun 2020 15:57

Até 15 de Setembro é possível votar no projecto que ajudou a recuperar a beleza natural das Berlengas.

life-berlengas-finalista-do-premio-europeu-natura-2000
Recuperação do habitat era prioridade do LIFE Berlengas
Isabel Fagundes

O projecto LIFE Berlengas surge entre os cinco finalistas da categoria Conservação ao Prémio Europeu Natura 2000 deste ano, foi anunciado hoje.

Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), foi seleccionado entre 36 candidaturas nessa categoria.

Além do prémio atribuído por um júri, o projeto está também a votação para “escolha do público” até dia 15 de Setembro no site da Rede Natura 2000.

O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. É dedicado a recompensar a excelência na gestão e promoção da Rede Natura 2000 e na consciencialização da sua importância e dos seus benefícios para os cidadãos europeus. Os vencedores nas cinco categorias serão revelados a 14 de Outubro, em Bruxelas.

O LIFE Berlengas decorreu entre 2014 e 2019 e teve como principal objectivo devolver a essência da ilha, criando melhores condições às espécies nativas daquele habitat único, sobretudo as aves marinhas e as plantas nativas.

“A selecção como finalista deste prémio europeu reconhece o sucesso das acções de recuperação de habitat, através do controlo de espécies exóticas invasoras e construção de ninhos artificiais”, informa a SPEA, em comunicado.

Foto: Miguel Lecoq

 

Entre os sucessos do projecto destaca-se o nascimento da primeira cria de roque-de-castro na ilha da Berlenga, a remoção da quase totalidade do chorão da ilha (que cobria de verde uma boa parte da ilha, mas que impedia as plantas nativas de se desenvolverem) e as câmaras online que permitiram a todos seguir em directo o desenvolvimento de crias de cagarra e de galheta.

O LIFE Berlengas decorreu entre 2014 e 2019 e foi coordenado pela SPEA, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a Câmara Municipal de Peniche, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH) e com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM) como observador.

“Ser finalista do prémio Natura 2000 mostra que o nosso trabalho na Berlenga é um caso de sucesso e um exemplo a seguir. Estamos muito satisfeitos com este reconhecimento de todo o trabalho de conservação e recuperação que aqui fizemos ao longo de cinco anos, graças a uma equipa técnica de excelência e a centenas de voluntários dedicados”, diz Joana Andrade, coordenadora do Projecto LIFE Berlengas.