Sociedade

Leonel Fadigas integra Comité do Programa de Sustentabilidade

16 mar 2021 14:32

Arquitecto paisagista e urbanista é natural de Alcobaça

leonel-fadigas-integra-comite-do-programa-de-sustentabilidade
Leonel Fadigas
DR

A Green Media, Agência de Comunicação, Imagem e Relações-Públicas, apresentou hoje o novo membro do Comité do Programa de Sustentabilidade.

Trata-se de Leonel Fadigas, arquitecto paisagista e urbanista, doutor em Planeamento Urbanístico com agregação em Administração Pública e Políticas Territoriais.

Leonel Fadigas foi professor da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa, sendo actualmente investigador no laboratório URBinLAB-Urbanismo e Dinâmicas Territoriais da FA/ULisboa e membro do Colégio Food, Farming & Forestry (F3) da Universidade de Lisboa.

Natural de Alcobaça, formou-se em Arquitectura Paisagista no Instituto Superior de Agronomia, da Universidade Técnica de Lisboa e em Engenharia Agronómica, coordenando mais tarde o Mestrado em Regeneração Urbana e Ambiental e integrou a Comissão Científica do Curso de doutoramento em Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa.

Segundo a nota de imprensa da Green Media, ao longo da sua carreira, Leonel Fadigas tem desenvolvido actividade profissional como arquicteto paisagista e urbanista, participando em estudos e projectos em Portugal, Moçambique, Arábia Saudita, Macau e Timor.

Coordenou o Gabinete de Planeamento e Programação da Câmara Municipal de Lisboa, integrou a Comissão Nacional para o Programa MAB /O homem e a biosfera da UNESCO, foi assessor da presidência da Câmara Municipal de Lisboa e da presidência da Câmara Municipal de Cascais e foi director e presidente da Ambelis-Agência para a Modernização Económica de Lisboa, SA, tendo desenvolvido um projecto de promoção externa das actividades económicas da cidade de Lisboa do sector imobiliário, em França e em Espanha, sendo agraciado pelo Rei de Espanha Juan Carlos I com a Comenda da Ordem de Isabel a Católica.

Entre 2000 e 2003 integrou o Conselho de Impacte Ambiental da EPAL-Empresa Portuguesa das Águas Livres.

Com o intuito de chegar às empresas sob o mote da Sustentabilidade, adquirindo novas medidas de preservação e protecção do ambiente, o programa tem como compromisso a renovação de estratégias e iniciativas “green” para as empresas.

Francisco Ferreira, presidente da Associação ZERO, Ricardo Ramos, Xico Gaivota Artista Plástico, Luísa Ferreira Nunes, Bióloga e Ilustradora, Maria Amélia Martins, presidente da Sociedade Portuguesa de Ecologia, Pedro Norton de Matos, organizador e mentor do GreenFest, Luís Quinta, realizador e fotógrafo da vida selvagem, Sandra Cóias, actriz e defensora dos direitos dos animais e de causas ambientais, Ana Pêgo, autora e bióloga marinha fazem parte do Comité do Programa de Sustentabilidade, refere a nota.