Viver

Lentriscas em castelo | Mad: uma viagem transcendente com sabor a mar

25 jun 2023 09:03

Aqui, cada refeição é uma viagem ao universo gastronómico sublime do eslovaco mais fixe que conhecemos: o Slavo...

O primeiro Lentriscas em Castelo, versão balnear, começa na Garrafeira VIP, onde o nosso amigo Leonel apresenta três vinhos de Verão. Estes serão a trilha sonora perfeita para desafiar o talento culinário do Chef Slavo Husar.

Armados com as sugestões do Leonel, dirigimo-nos ao idílico cenário do Vale Furado, perto da encantadora Nazaré. Ana e Filipa recebem-nos de forma amigável e descontraída numa das esplanadas mais bonitas da região. Sentimos o prelúdio de um momento que se desdobrará em algo bom...

Os vinhos desempenham um papel fundamental na sinergia gastronómica desta refeição. O vinho Raio de Luz, proveniente de vinhas velhas do Douro, é uma companhia magistral para o vibrante prato de salmão marinado e o maravilhoso lingueirão. A leveza deste vinho, a frescura e acidez bem integradas, harmonizam-se perfeitamente, elevando com mestria a qualidade intrínseca de cada um dos pratos.

O vinho Primado do Dão, um encruzado com um toque de malvasia, revela-se uma escolha brilhante para a época quente. A ausência de madeira e o caráter leve tornam-no uma excelente companhia para o camarão dinamite: um jogo de texturas onde as gambas panadas com molho picante são equilibradas por uma salada fresca e crocante.

O vinho Volúpia, um Bairrada cujas castas Chardonnay, Maria Gomes e Sauvignon Blanc demonstraram uma complexidade aromática que harmonizou de forma sublime com a multiplicidade de sabores e texturas do prato de polvo.

Para compor o ramalhete, surge Volker, guitarrista dos Fools Garden. Ele compartilhou connosco histórias com um toque de nostalgia, desde a sua passagem pelos míticos Camouflage a outros projetos musicais que têm enchido o seu coração. Partilhamos com ele o nosso vinho e sobremesa: umas bochechas de porco preto de cortar à colher.

Terminamos a refeição na mesa de Slavo e Monika, sua companheira. Eles são os pilares desta equipa bem oleada com quem acabamos por partilhar a mesa, para ainda provar um delicado caril de borrego e um prato de nome impronunciável que Volker trouxe da Alemanha.

Quais são as coordenadas que definem o Restaurante Mad? A resposta fácil seria sabor a mar e respeito pelo produto num cenário maravilhoso. Sim, mas para nós, acima de tudo, há um certo vibe indizível que nos faz sempre querer voltar, porque cada refeição é uma viagem que nos aconchega numa dança harmoniosa de aromas e sabores, transportando-nos para o universo gastronómico sublime do eslovaco mais fixe que conhecemos: o Slavo...