Economia

Leiria viu nascer mais empresas e menos entrar em insolvência

27 nov 2017 00:00

Até Outubro foram criadas 1302 sociedades. Encerraram 497

leiria-viu-nascer-mais-empresas-e-menos-entrar-em-insolvencia-7649

Entre Janeiro e Outubro deste ano, o distrito de Leiria assistiu ao nascimento de 1302 novas empresas, um aumento de 1,5% face ao mesmo período do ano passado, quando foram criadas 1283. Por outro lado, encerraram 497 empresas, mais 2,1% do que nos dez primeiros meses do ano passado, quando foram extintas 487.

Significa isto que o número de empresas criadas por cada uma que encerrou no distrito de Leiria foi de 2,6 (rácio nascimentos/encerramentos), ligeiramente abaixo do rácio 3 registado a nível nacional, revela o último estudo da Informa D&B.

O trabalho revela ainda que nos primeiros dez meses deste ano as insolvências (contabiliza apenas processos de pessoas colectivas, excluindo empresários em nome individual) caíram 24,6% no distrito. Registaram-se 86 processos de insolvência, número que compara com os 114 do mesmo período do ano passado.

A nível nacional, até ao final de Outubro foram constituídas 34292 empresas e outras organizações, mais 8,6% que no período homólogo. “Depois de um início de ano instável, desde Maio que o número de constituições tem vindo a crescer”, aponta o trabalho. “Este crescimento deve-se em especial ao aumento de nascimentos nos sectores dos serviços, actividades imobiliárias, construção, alojamento e restauraçã

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ