Saúde

Leiria vai criar associação de famílias e amigos dos utentes de saúde mental

28 out 2023 10:00

Este domingo, dia 29, realiza-se uma caminhada solidária que pretende dar a conhecer o projecto e envolver familiares e amigos de pessoas portadoras de doença mental.

leiria-vai-criar-associacao-de-familias-e-amigos-dos-utentes-de-saude-mental
Associação pretende dar voz aos doentes e a quem os apoia
Ricardo Graça

Dar voz aos doentes e a quem os apoia, identificar necessidades e garantir a participação cívica das famílias na melhoria de serviços são alguns dos objectivos da Associação de Famílias e Amigos dos Utentes dos Serviços de Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que está em fase de constituição. O ponto de partida será dado, este domingo, com uma caminhada solidária para dar a conhecer o projecto e envolver familiares e amigos destes utentes.

Joana Correia, directora do Serviço de Psicologia Clínica do CHL, explica ao JORNAL DE LEIRIA que a associação pretende “reunir pessoas interessadas na temática da saúde mental, quer em contexto preventivo, quer em contexto de intervenção social”. Segundo a médica, “prevê-se ainda que familiares e amigos de pessoas portadoras de doença mental possam ter voz activa e colaborar com serviços de saúde mental”, nomeadamente, na “minimização e gestão” de necessidades dos pacientes, recorrendo, por exemplo, “a recursos não acessíveis aos serviços”.

A directora do Serviço de Psicologia Clínica do CHL refere que a criação da associação decorre de uma obrigatoriedade do próprio Plano Nacional de Saúde Mental para a criação de conselhos locais de saúde mental, órgão onde estarão representadas estas organizações.

“Por determinação do plano, pretende-se dar um papel mais activo à comunidade na participação nestas temáticas”, salienta Joana Correia, adiantado que, após a sua formalização, a associação terá autonomia para realizar as actividades que definir em plano anual. Estas, poderão passar pela prevenção primária, activação de redes de apoio ou até gestão de recursos na comunidade. “Dependerá, portanto, dos elementos que a gerirem e dos objectivos que estes considerarem prioritários”, frisa a médica.

Para marcar o arranque do projecto, o CHL promove, este domingo, uma caminhada solidária com o mote "Pela Saúde Mental, deixa a tua pegada!", cujo objectivo é angariar fundos e contactos de pessoas para que a formalização da associação seja uma realidade. A caminhada, com cerca de sete quilómetros, começa junto à entrada principal do Hospital de Santo André, com concentração às horas. A inscrição pode ser feita através deste link.