Sociedade

Leiria vai beber à Mata do Urso com conclusão de obras de abastecimento

19 mar 2016 00:00

Sistema custou 31 milhões e servirá 135 mil habitantes

leiria-vai-beber-a-mata-do-urso-com-conclusao-de-obras-de-abastecimento-3427
Maria Anabela Silva

Quase 10 anos depois de iniciado e após 31 milhões de euros de investimento, está concluído o sistema de abastecimento de água a Leiria, com a inauguração do designado por Complexo da Mata do Urso, marcada para a próxima quarta- feira.

A última empreitada, que agora entrará em funcionamento, permitiu a construção de três novos furos na Mata do Urso, que passarão a ser a principal fonte de abastecimento do concelho, e de uma estação de tratamento da água (ETA) em Monte Redondo.

“Concluíram-se as obras que vão fornecer água de qualidade e em quantidade a todo o concelho de Leiria”, frisa a Águas do Centro Litoral (AdCL), entidade promotora do projecto.

Essa é também a convicção de Ricardo Santos, vereador do Ambiente da Câmara de Leiria, que sublinha que as novas captações vêm “aumentar a disponibilidade e a segurança do sistema”.

“Temos mais alternativas de abastecimento, que irão reforçar e aliviar as captações de Amor, que também integram o sistema”, refere o autarca. Cláudio de Jesus, presidente do Conselho de Administração da AdCL, explicava, em entrevista concedida no ano passado ao JORNAL DE LEIRIA, que o novo sistema “projecta um fornecimento ao concelho para os próximos 30 a 40 anos, em segurança e com elevada qualidade”. Na ocasião, o ...

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo