Sociedade

Leiria reduz em 50% o número de horas da iluminação de Natal

9 nov 2022 14:54

Município prevê um investimento de 130 mil euros em iluminação. A essa verba somam os custos com a animação, que volta a incluir pista de gelo, comboio de carril e espectáculos.

leiria-reduz-em-50percent-o-numero-de-horas-da-iluminacao-de-natal
Este ano, serão utilizadas lâmpadas LED
Ricardo Graça

Na linha do que vem sendo anunciado por outros municípios, a Câmara de Leiria vai também reduzir a iluminação de Natal. A autarquia prevê um investimento de 130 mil euros, “abaixo dos 145 mil” do ano passado, avança a vereadora do Desenvolvimento Económico.

Segundo Catarina Louro, os cortes vão traduzir-se “em menos lâmpadas ligadas e menos ruas e edifícios iluminados”. Haverá também uma redução nos horários de funcionamento da decoração natalícia.

“Vamos reduzir em 50% o número de horas e prevemos diminuir os consumos em 30% através do recurso a lâmpadas LED de alta eficiência”, adianta Catarina Louro. A vereadora salienta que houve a preocupação de encontrar um “equilíbrio” entre a importância que a iluminação tem para o comércio e o contexto actual.

“A regra é reduzir, mantendo a iluminação e animação própria desta época”, acrescenta a autarca, assumindo que, também ao nível da programação, que “ainda não está fechada”, haverá “contenção”.

Luzes ligam no dia 30 de Novembro

Em Leiria, a iluminação natalícia será ligada no dia 30 de Novembro, uma semana antes da data recomendada pelo Governo no Plano de Poupança de Energia 2022-2023, mas irá apagar-se no dia 1 de Janeiro, ou seja, cinco dias antes do prazo sugerido.

Catarina Louro explica que o calendário teve em conta a importância do primeiro fim-de-semana de Dezembro, que este ano tem um feriado próximo - o 1 de Dezembro é à quinta-feira -, para a actividade comercial. “Preferimos ligar e desligar mais cedo”, diz, revelando que a iluminação funcionará, diariamente, entre as 17:30 horas e a meia-noite, “à excepção do Castelo”, que terá um horário mais alargado.

A iluminação estará ligada diariamente por seis horas e meia, “em vez das nove horas das edições anteriores”, refere a câmara em comunicado, salientando também o facto de largo da Fonte Luminosa ter “apenas uma árvore iluminada, menos duas do que em 2021”

Pista de gelo mantém-se

A edição deste ano do Leiria Natal mantém a tradicional Casa do Pai, o Recreio dos Duendes com animação para todas as idades, a pista de gelo, o carrossel, o comboio de carril, tasquinhas, teatro, música, dança, concertos, entre outras actividades.

O programa contempla também a realização de um concurso de montras de Natal, com os comerciantes a serem desafiados a receber e decorar um pinheiro, que será plantado em Janeiro, numa acção de reflorestação a realizar na área que ardeu este ano.