Desporto

Leiria recebe o primeiro Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas

9 nov 2022 09:53

“Estamos a fazer história em Leiria”, afirma o presidente da Federação de Andebol de Portugal

leiria-recebe-o-primeiro-campeonato-do-mundo-e-da-europa-de-andebol-em-cadeira-de-rodas
Portugal conquistou título europeu de 2018 no Pavilhão dos Pousos
DR

O primeiro Campeonato do Mundo e da Europa de andebol em cadeira de rodas realiza-se na próxima semana, de 18 a 20 de Novembro, em Leiria.

Durante três dias, nove selecções vão disputar os principais títulos da modalidade em 25 jogos que se dividem entre os pavilhões municipais dos Pousos e do Lis, nas Cortes.

Em campo entram as selecções, de equipas mistas e seis jogadores, de Portugal, Espanha, Croácia, Hungria, Países Baixos, Noruega, Roménia, Paquistão e Índia.

"Estamos a fazer história em Leiria", enalteceu o presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), na conferência de imprensa de apresentação do evento, realizada ontem, no edifício do município. 

Além de ser a primeira vez que as duas competições se realizam em simultâneo, Miguel Laranjeiro explicou que o evento marca o arranque do “processo que visa tornar a modalidade paralímpica”.

“Para o caso de existir a oportunidade de integrar o programa paralímpico, Portugal quer estar lá. É uma estratégia de médio/longo prazo e nós queremos começar e estar lá. Portugal é uma referência e é requisitado para reuniões e formações por outros países, porque reconhecem que estamos à frente”, explicou. 

A selecção nacional já é detentora de um título de campeã europeia, conquistado em 2018, em Leiria. No palmarés colecciona os títulos de vice-campeã da Europa alcançados em 2015, 2016 e 2019, na Áustria, Suécia e Croácia, respectivamente. Agora, pretende aproveitar o factor 'casa' para repetir a festa. 

“Portugal tem estado sempre em todas as finais e também queremos estar nesta, para não fugir à regra. Prometemos que vamos lutar do primeiro ao último segundo por consegui-lo e, se o fizermos e estivermos ao nosso nível,acredito que vamos conseguir, porque somos uma selecção de vanguarda”, garantiu o seleccionador nacional, Danilo Ferreira.

A convocatória portuguesa será divulgada amanhã, mas deverá contar com jogadores da região.

A selecção nacional reúne-se na cidade do Lis já a partir da próxima terça-feira, dia 15.

Portugal estreia-se em campo no dia 18, às 11 horas, para defrontar os Países Baixos, no Pavilhão dos Pousos.

A equipa lusa vai disputar o grupo com Holanda, Índia e Roménia, sempre no Pavilhão dos Pousos. As restantes equipas vão enfrentar-se nas Cortes. 

O presidente do município aproveitou para convidar os leirienses a assistirem aos jogos, num evento que considera espelhar a filosofia da autarquia e, sobretudo, de Leiria Cidade Europeia do Desporto 2022. "O desporto deve ser uma escola de valores e deve estar ao alcance de todos", sublinhou Gonçalo Lopes. 

Os jogos têm entradas livres. 

Fórum Internacional

Antes do arranque oficial da competição, ainda há tempo, na quarta-feira, dia 16, para um Fórum Internacional para debater questões fundamentais da modalidade, como a elegibilidade e a classificação dos atletas, as regras da modalidade e a integração nos paralímpicos, a partir das 21 horas, no auditório do Seminário de Leiria.