Sociedade

Leiria recebe Encontro Nacional de Cidades Compassivas

12 mar 2024 12:30

Evento decorre no dia 22 de Março, a partir das 9:30 horas, no Museu de Leiria

leiria-recebe-encontro-nacional-de-cidades-compassivas
O primeiro Death Café, no âmbito do Leiria Compassiva, reuniu cerca de quatro dezenas de pessoas
Ricardo Graça

O projecto Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! organiza o I Encontro Nacional de Cidades Compassivas, dirigido a toda a comunidade, que decorre no próximo dia 22 de Março, a partir das 9:30 horas, no Museu de Leiria.

"Esta iniciativa pretende abordar o conceito da compaixão, mostrando as boas práticas das comunidades compassivas nacionais, falar de fim de vida e desmistificar a morte", refere uma nota de imprensa.

Está agendada uma palestra sobre A (R)evolução da Compaixão: Do sofrimento ao florescimento humano no cuidar, com a psicóloga clínica Marcela Matos.

No final da conferência, as nove cidades compassivas (Porto, Gaia, Coimbra, Leiria, Amadora, Cascais, Borba, Faro | Loulé | S. Brás de Alportel, São Miguel – Açores) vão partilhar as várias iniciativas que as diferencia, mas que as une na missão de promover a compaixão na comunidade.

A partir das 14:30 horas, será apresentado o painel Porque é que a morte é um tabu?, com a moderação da jornalista Paula Sofia Luz, e as intervenções do professor Manuel Luís Capelas, doutorado em Ciências da Saúde - Cuidados Paliativos, do padre Pedro Viva, do psicólogo Eduardo Carqueja, e ainda de Catarina Mourato, "enquanto familiar de utente para testemunho da importância da prestação de cuidados de saúde em fim de vida".

O evento prossegue com a dinâmica “O que será importante para mim quando estiver a morrer” e termina com a sessão de encerramento.

"Acreditamos que os projectos se enriquecem e aperfeiçoam através da partilha de experiências, com a finalidade de replicar iniciativas e ferramentas de sucesso para a prática da compaixão nas nossas comunidades", explica Catarina Faria, co-coordenadora do projecto Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!.

Segundo Catarina Faria, esta iniciativa marca o final do projecto de um ano, mas "simultaneamente é a primeira etapa da futura associação" que o grupo pretende criar, para dar continuidade a todo o trabalho já iniciado.

O encontro é gratuito, mas requer inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.

O projecto Leiria Compassiva visa tornar a cidade e a comunidade de Leiria mais compassivas, e tem como parceiros a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, o Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria, a Sociedade Artística Musical dos Pousos – SAMP, Jiga Joga, a Associação Carlotazinha e a Associação Portuguesa de AVC.