Viver

Leiria recebe 25 horas seguidas de música no fim-de-semana

16 set 2022 14:00

A edição inaugural do ComPasso de Música inclui actuações ao vivo de David Fonseca, Paulo de Carvalho, Rodrigo Brandão + Sun Ra Arkestra, Bezbog, Isa Leen, Catnapp e Catraia

leiria-recebe-25-horas-seguidas-de-musica-no-fim-de-semana
Os Catraia tocam no Jardim Luís de Camões, no domingo
DR

O primeiro festival ComPasso de Música, com um programa de 25 horas, sem pausas, acontece em Leiria já este fim-de-semana, 17 e 18 de Setembro.

O início do festival está agendado para as 19 horas de sábado, 17 de Setembro, na Igreja da Misericórdia – Centro de Diálogo Intercultural de Leiria com a dupla portuense Bezbog, num concerto com entrada paga do segundo Ciclo de Música Exploratória Portuguesa, iniciativa da Fade In.

Segue-se, às 20 horas, no Centro Cívico, um dj set dos Quiabos Dançantes, a percorrerem músicas do mundo.

Às 21 horas, Paulo de Carvalho actua no Teatro José Lúcio da Silva (entrada paga).

Pelas 23 horas, concerto de David Fonseca no Jardim Luís de Camões.

O programa do ComPasso prossegue com Isa Leen (projecto a solo de Rita Sampaio, cantora e compositora fundadora da banda Grandfather’s House ) e Catnapp (produtora argentina radicada em Berlim, na Alemanha) na Stereogun, depois das 01:00 (entrada paga).

Às 02:30, nos Filipes, DJ Punk.

E, às quatro da manhã, o acordeonista Pedro Santos actua no mercado municipal.

Pelas 04:30, fica disponível para escuta no mercado municipal a instalação sonora elaborada a partir do som ambiente do edifício, dos feirantes e dos clientes pelo arquivista, paisagista e documentarista sonoro Luís Antero.

Entre as 05:00 e as 07:25, sujeitas a inscrição e com vagas limitadas, decorrem três caminhadas sonoras, orientadas por Luís Antero.

Quando a luz do dia já pairar sobre Leiria no domingo, pelas 7:30 horas, no Parque do Avião, com o objectivo de ir ao encontro de quem utiliza o percurso Polis para fazer actividade física, é tempo de descobrir a seleção musical da responsabilidade do maestro Martim Sousa Tavares.

Às 9 horas, há oficina de pintura no centro cívico.

Pelas 11 horas, no Jardim Luís de Camões, sessão de As Canções da Maria.

Com o relógio no meio-dia, há arruada pelos Tocándar, em vários locais.

Às 14 horas, no Banco das Artes Galeria, o desafio é para fazer música com Débora Umbelino (Surma).

Com início às 15 horas, dj set de Rui Miguel Abreu, na Praça Rodrigues Lobo, com prioridade para o jazz.

Às 17:30 horas, os Catraia tocam no Jardim Luís de Camões.

As actividades fecham com Rodrigo Brandão e a Sun Ra Arkestra, no Teatro José Lúcio da Silva, depois das 19 horas, concerto com entrada paga integrado no festival Acaso, organizado pel'O Nariz.