Covid-19

“Leiria Protege” apoiou 311 empresas, desde o início da pandemia, com 776 mil euros

29 jul 2021 14:53

Das 418 candidaturas recebidas nas três fases

leiria-protege-apoiou-311-empresas-desde-o-inicio-da-pandemia-com-776-mil-euros
"Leiria Protege" arrancou ainda no segundo trimestre de 2020
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

Destinado a minorar os impactos da pandemia da Covid-19, o programa de apoio à economia “Leiria Protege”, distribuiu 776 mil euros por 311 empresas, revelou hoje a Câmara de Leiria.

“No total das 418 candidaturas recepcionadas nas três fases em que decorreu o programa, foram apoiadas 311 empresas que cumpriam integralmente todos os critérios para atribuição dos valores de apoio, segundo o regulamento do Município de Leiria”, refere uma informação escrita enviada à Lusa.

Segundo a autarquia, presidida por Gonçalo Lopes (PS), “um total de 776 mil euros” foi distribuído pelas 311 empresas.

Destas, 188 receberam dois mil euros, a 92 foram atribuídos três mil euros, enquanto a 31 empresas o valor entregue foi de quatro mil euros, “valores estes atribuídos de acordo com a faturação de base”.

A câmara adianta que o programa Fundo de Emergência Municipal de Apoio Comercial e Empresarial “Leiria Protege”, que visou apoiar empresas com quebra de facturação em contexto de pandemia Covid-19, terminou.

“Os sectores apoiados foram, maioritariamente, a restauração (125 empresas - 61 restaurantes e 64 empresas cuja atividade é a de café, bar, pastelaria ou similar), seguindo-se o retalho (101 empresas - 30 de retalho de vestuário e as restantes 71 relativas a retalho diverso)”, esclarece.

O município acrescenta que “foram também apoiadas 43 empresas com atividades de cabeleireiro ou salões de estética, 15 que actuam nos sectores de alojamento e turismo, dez empresas com actividades ligadas à arte e cultura, e, ainda, 17 empresas de sectores diversos”.

“O programa termina, assim, com uma taxa de aprovação a rondar os 75% e um nível médio de apoio de 2.500 euros”, informa a autarquia.

O regulamento deste programa, inicialmente com uma verba de 375 mil euros a fundo perdido, foi aprovado em 10 de Dezembro último em reunião do executivo camarário.

De acordo com o regulamento, estavam previstos apoios de dois mil, três mil ou quatro mil euros para microempresas que tivessem registado uma descida igual ou superior a 25% na faturação em 2020 face a 2019.

Podiam candidatar-se as microempresas com volume de negócios inferior a 500 mil euros.

Segundo o último boletim da Comissão Distrital de Protecção Civil, divulgado às 00:02 horas de hoje, o concelho de Leiria regista desde o início da pandemia, em março do ano passado, 7.955 casos de infecção por SARS-CoV-2, mantendo-se 416 activos.

No concelho, 7.371 pessoas recuperaram da doença, havendo ainda 168 óbitos, de acordo com o mesmo boletim.

 
Assine Já Login

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.