Covid-19

Leiria pronta para vacinar todos até ao Natal

18 nov 2021 12:38

Responsável apela à adesão à terceira dose aos maiores de 65

leiria-pronta-para-vacinar-todos-ate-ao-natal
A vacinação tem evitado casos graves de Covid-19 em pessoas saudáveis
Ricardo Graça

Os cinco centros de vacinação do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Pinhal Litoral têm capacidade para assegurar que os maiores de 65 anos recebem a terceira dose da vacina contra a Covid-19 antes de festejarem o Natal.

A garantia é dada por Dina Pascoal, uma das enfermeiras que integra a equipa coordenadora do ACES, e que apela, por isso, a todas as pessoas que são elegíveis para comparecerem num dos centros de vacinação da sua área de residência.

“Temos capacidade para vacinar todas as pessoas que nos aparecerem. Mesmo as que não estão agendadas, desde que sejam elegíveis e haja vacinas, não deixamos de as imunizar”, garante a enfermeira.

Dina Pascoal reconhece que as equipas estão “cansadas e exaustas” e “estão a fazer um grande esforço para dar resposta”, por isso sensibiliza a população para que compareça, o que permitirá “agilizar o processo” e libertar os enfermeiros o mais cedo possível para se dedicarem ao seu trabalho assistencial.

À excepção de um dia de fila com duas horas de espera no Centro de Vacinação do Estádio de Leiria, Dina Pascoal adianta que o processo de imunização da terceira dose tem decorrido dentro da normalidade.

“Têm faltado muitos agendados. As pessoas são reagendadas várias vezes e não comparecem. Algumas porque talvez não queiram receber a terceira dose, outras porque estarão ausentes do país ou em lares”, admite.

A adesão ao modelo casa aberta não tem sido muito grande, constata a enfermeira, ao afirmar que com os auto-agendamentos o processo tem fluído. “O nosso sistema imunitário está um pouco mais frágil pelo uso contínuo da máscara, é importante que todos se vacinem o quanto antes para aumentar as defesas”, aconselha, recomendando as imunizações contra a Covid-19, gripe e pneumonia.

Dina Pascoal informa que são elegíveis nesta fase para a terceira dose os maiores de 65 anos, que tenham recebido a segunda dose há mais de seis meses e não tenham contraído Covid-19. A enfermeira explica ainda que mesmo os idosos que já tenham apanhado a vacina da gripe na farmácia, devem inscrever- se ou dirigirem-se aos centros de vacinação para a terceira toma da Covid-19.

Câmara de Leiria
Transporte para vacinação
O Município de Leiria vai avançar com “a disponibilização de transporte a pedido para vacinar as pessoas que têm carência económica ou dificuldades de transporte e que sejam referenciadas pelas juntas de freguesia”, explicou à Lusa Gonçalo Lopes. O presidente da autarquia acrescenta que serão também distribuídas máscaras no centro de vacinação “aos grupos mais vulneráveis e escolares e à área social”. Serão disponibilizados testes rápidos a lares de idosos, clubes desportivos e estabelecimentos de ensino e será lançada uma campanha de sensibilização para a vacinação.