Viver

Leiria Film Fest promete cinema de qualidade em Leiria e Batalha

5 mar 2020 12:18

Certame traz o cinema às telas do Teatro Miguel Franco, em Leiria, e ao Auditório Municipal da Batalha, entre os dias 11 e 15 de Março

leiria-film-fest-promete-cinema-de-qualidade-em-leiria-e-batalha
The Christmas Gift, Melhor Curta Europeia
DR

O Leiria Film Fest traz o cinema às telas do Teatro Miguel Franco, em Leiria, e ao Auditório Municipal da Batalha, entre os dias 11 e 15 de Março.

Na sua sétima edição, o festival internacional de curtas-metragens divide-se, pela primeira vez, entre estes dois concelhos e promete ainda mais qualidade cinematográfica.

“Fiquei impressionado com a qualidade das curta-metragens a concurso. Recomendo que vão vê-las. Há uma grande variedade e abordam diferentes temáticas. Foi difícil dar a pontuação e escolher”, revela Tobias Monteiro, actor e um dos elementos do júri do evento.

Bruno Carnide, director do Leiria Film Fest, reforça que a selecção final de filmes debruça-se sobre “temas polémicos”, relacionados com “questões de género, racismo, problemas climáticos, relações pessoais, política ou terror”.

“Costumamos olhar para os filmes que temos e dizer que, no conjunto, são sobre o tema x ou y. Este ano não é possível colocá-los numa gaveta. Reflectem a sociedade de hoje em dia”, constata Bruno Carnide, ao realçar o número de realizadores que estará presente nesta edição, nomeadamente o romeno Bogdan Muresano e luso-guineense Welket Bungué.

Ao longo de cinco dias vão ser exibidos 63 curtas-metragens portuguesas e estrangeiras, algumas em estreia nacional e até mundial.

Este ano concorreram mais de 900 curtas-metragens, mas só 25 foram seleccionadas para os diversos prémios a concurso.

O festival arranca em Leiria com quatro filmes da distribuidora Agência, que tem a curadoria do realizador Edgar Pêra, e outros quatro da Mailuko Films, seleccionados por Eduardo M. Escribano Solera. Bogdan Muresano, realizador romeno, vai marcar presença no Teatro Miguel Franco, no dia 12, com a exibição do filme The Christmas Gift, vencedor de Melhor Curta Europeia.

O Leiria Film Fest volta a fazer parceria com o Planos Film Fest, Festival de Curtas-Metragens de Tomar, que exibirá na Batalha os seus melhores filmes.

Os estudantes da Escola Superior de Arte e Design, de Caldas da Rainha, do Politécnico de Leiria, vão também ter oportunidade de divulgar algum do seu trabalho, numa sessão de exibição de um conjunto de curtas, com a apresentação do director da escola, João dos Santos.