Viver

Leiria Film Fest passa a qualificar para os “óscares” do cinema português e anuncia open call

2 nov 2021 18:24

Leiria Film Fest está nos 13 festivais portugueses que qualificam curtas-metragens para os Prémios Sophia

leiria-film-fest-passa-a-qualificar-para-os-oscares-do-cinema-portugues-e-anuncia-open-call
Moço, de Bernardo Lopes, melhor curta de ficção em 2021 nos Prémios Sophia e em Leiria
Leiria Film Fest

Pela primeira vez, o Leiria Film Fest está entre os festivais nacionais que qualificam curtas-metragens para os Prémios Sophia, considerados os “óscares” do cinema português, por atribuírem o galardão mais importante, em Portugal, na sétima arte.

Na lista, o Leiria Film Fest surge acompanhado pelos festivais Avanca, Caminhos do Cinema Português, Cinanima, Curtas Vila do Conde, DocLisboa, Fantasporto, Fest, IndieLisboa, Monstra, MotelX e Queer Lisboa, além do Prémio Nacional da Animação.

Mais de metade acontecem em Lisboa e Porto.

Curiosamente, em 2021, as curtas-metragens vencedoras dos Prémios Sophia nas categorias de ficção, documentário e animação – respectivamente, Moço, Mulher Como Árvore e Elo – passaram pelo Leiria Film Fest, onde também saíram vencedores nas mesmas categorias, à excepção de Elo, que recebeu menção honrosa.

Entretanto, a organização do Leiria Film Fest anunciou que estão abertas, até 31 de Janeiro de 2022, as inscrições para a nona edição do festival.

São aceites filmes até 20 minutos, de 2021 ou 2022, nas categorias ficção, animação e documentário, tanto nacionais como internacionais.

A categoria filmes de Leiria abrange filmes de realizadores de Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Peniche, Pombal e Tomar.

São ainda aceites micro filmes (até 2 minutos de duração, incluindo créditos).

As submissões podem ser efectuadas através do site https://filmfreeway.com/LeiriaFilmFest.

Em 2022, o Leiria Film Fest deverá realizar-se entre 25 e 29 de Maio.