Viver

Leiria Film Fest elege ‘Lobo solitário’ como melhor curta-metragem nacional

29 mai 2022 13:09

Prémios foram revelados este sábado à noite e distinguiram vários trabalhos nacionais e estrangeiros

leiria-film-fest-elege-lobo-solitario-como-melhor-curta-metragem-nacional
'Lobo Solitário' é um thriller dramático sobre um radialista
DR

Lobo Solitário, de Filipe Melo, venceu o prémio para melhor curta-metragem de ficção nacional na nona edição do festival Leiria Film Fest, que este domingo chega ao fim, avança a Lusa.

Os prémios foram revelados no sábado à noite, no Teatro Miguel Franco, em Leiria, distinguindo aquela que é a segunda curta-metragem assinada pelo realizador (e pianista) português.

Lobo Solitário é um thriller dramático sobre um radialista e foi considerado merecedor do prémio mais aguardado do festival.

Na competição nacional, The Monkey, uma coprodução luso-espanhola de Xosé Zapata e Lorenzo Degl’Innocenti, foi considerada a melhor curta de animação, e Visões de Copacabana, de Rita Brás, recebeu o prémio para melhor documentário.

Entre os filmes estrangeiros exibidos no festival internacional de curtas-metragens de Leiria, Branka, do húngaro Ákos K. Kovács, recebeu o prémio para melhor ficção, enquanto um filme assinado por um colectivo de autores franceses, The Sein’s tears, foi eleito a melhor animação.

Pandelivery, dos brasileiros António Matos e Guimel Salgado, levou para casa o troféu para melhor documentário.

Pela primeira vez presente no festival, a competição para micro filmes premiou Nada desta vida, de Cláudia Sofia Gomes e Ricardo Miguel Soares.

Leo, do iraniano Moein Rooholamini, recebeu uma menção honrosa nesta categoria.

O Prémio do Público do Leiria Film Fest foi para A banheira, do espanhol Sergi Marti Maltas.