Desporto

Leiria e Porto dominam convocatória da selecção de andebol em cadeira de rodas

10 nov 2022 17:17

Anunciados os convocados para representar Portugal no inédito campeonato mundial e europeu. Há seis atletas de Leiria

leiria-e-porto-dominam-convocatoria-da-seleccao-de-andebol-em-cadeira-de-rodas
João Jerónimo, atleta de Leiria
FAP/PhotoReport.In/Arquivo

João Jerónimo, Marco Francisco, Iderlindo Gomes, Nuno Nogueira, João Pedro e Maria Albertina Relvas, todos da APD Leiria, integram a lista de convocados da selecção nacional de andebol em cadeira de rodas anunciada esta quinta-feira.

Na lista de 16 atletas, há seis da APD Leiria, outros seis da ADP Porto, dois do CPSB Messines/Algarve, um do CMRRC – Rovisco Pais e um do Clube Naval Setubalense.

A equipa nacional, capitaneada por João Jerónimo e liderada pelo seleccionador Danilo Ferreira, vai participar no primeiro campeonato mundial e europeu (6x6), que se realiza, precisamente, em Leiria, de 18 a 20 de Novembro.

No total, serão nove selecções a competir, distribuídas por dois grupos na ronda preliminar, sendo que Portugal está inserido no Grupo B, que conta com quatro equipas.

A estreia da selecção nacional irá acontecer no dia 18 de Novembro frente aos Países Baixos (10 horas) e, mais tarde, irá defrontar a Roménia (14 horas).

No segundo dia de competição, a equipa das Quinas tem duelo marcado com a Índia (12 horas), no encerramento da fase preliminar.

Espanha, Hungria, Noruega, Croácia e Paquistão compõe o Grupo A.

A selecção nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de campeonatos da Europa: um ouro (2018) e três pratas (2015, 2016 e 2019).