Sociedade

Leiria desperdiça 1,7 milhões de euros com perdas de água

9 dez 2021 12:10

Município de Leiria alega que tem em curso investimentos na renovação da rede, que irão reduzir "substancialmente" as perdas de água, que se cifram em 37%.

leiria-desperdica-17-milhoes-de-euros-com-perdas-de-agua
Câmara assegura que o combate ao desperdício é uma das suas prioridades
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Anabela Silva

O Município de Leiria gasta, anualmente, cerca de 4,7 milhões de euros na aquisição de água, mas 37% perde-se, sobretudo, devido a rupturas na rede. São, assim, perto de 1,7 milhões de euros que se desperdiçam.

A autarquia reconhece o problema e garante que está a tomar medidas para o combater, com investimento na renovação da rede, que “é a maior do País”, totalizando perto de 1800 quilómetros de condutas, muitas delas com dezenas de anos.

O assunto foi debatido na última reunião de câmara, onde foi aprovado o orçamento dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) para o próximo ano, com o voto contra dos vereadores do PSD, que defendem mais investimento para combater o problema das perdas de água.

“Há oito anos, as perdas cifravam- se em 42%. Agora, estão em 37%. O sistema só conseguiu uma melhoria de 5%, o que é manifestamente pouco”, afirmou Daniel Marques, eleito do PSD, lamentando que o problema “continue adiado”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ