Saúde

Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! dinamiza novo Death Café

21 jun 2023 11:59

Iniciativa realiza-se hoje, às 18:30 horas, na Ludoteca do Jardim da Almoinha, em Leiria

leiria-compassiva-compaixao-pelos-seus-dinamiza-novo-death-cafe
O primeiro Death Café reuniu cerca de quatro dezenas de pessoas
Ricardo Graça

Realiza-se hoje mais uma sessão Death Café na Ludoteca do Jardim da Almoinha, em Leiria, a partir das 18:30 horas, inserida no projecto Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus!

Promovida pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Fundação “la Caixa” e BPI, no quadro do Programa de Apoio integral a pessoas com doenças avançadas - Humaniza, a iniciativa pretende abordar a temática da morte "sem tabus ou mitos, numa conversa em ambiente informal, para a partilha de ideias, opiniões e experiências sobre a finitude da vida, a perda ou o luto, acompanhada por café, chá e bolinhos", refere uma nota de imprensa.

Este Death Café é o segundo de quatro e integra o movimento internacional Death Cafes, que tem como finalidade educar e ajudar as pessoas a saber encarar e lidar com o fim da vida. Este evento gratuito destina-se à comunidade, mas requer inscrição obrigatória, que pode ser feita aqui.

O projecto Leiria Compassiva tem como parceiros o Centro Hospitalar de Leiria, o Politécnico de Leiria, a Câmara Municipal de Leiria, a Sociedade Artística Musical dos Pousos – SAMP, Jiga Joga, a Associação Carlotazinha e a Associação Portuguesa de AVC.

A referida nota explica que Leiria Compassiva – ComPaixão pelos seus! visa tornar a cidade e a comunidade de Leiria mais compassivas, sendo a primeira cidade da Região Centro do país que beneficia de um apoio atribuído no quadro de uma candidatura ao concurso Portugal Compassivo: Laços que Cuidam, promovido pela Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos e pela Fundação “la Caixa”, no quadro do Programa de Apoio integral a pessoas com doenças avançadas - Humaniza.