Viver

Leiria com o coração na poesia

24 mar 2017 00:00

“A organização apenas tem motivos para estar satisfeita com o programa e, em especial, com a adesão do público a um festival que versa sobre a poesia, uma forma literária que ainda é considerada como sendo de ‘nicho’”.

Jacinto Silva Duro

Foi desta forma que, na terça-feira à noite, na Arquivo Livraria, João Nazário, um dos responsáveis por aquele espaço, classificou, na sessão de encerramento do evento, a forma como decorreram os seis dias deste evento dedicado à mais nobre das formas de literatura: a poesia.

Tendo sido uma ideia original do poeta Paulo José Costa, que contou com o apoio e financiamento da Arquivo Livraria e da Câmara de Leiria, o responsável pelo semanário afirmou que, “de forma geral, as várias sessões foram bastante concorridas e participadas pelo público.

Os eventos programados foram muito ricos, com intervenientes que trouxeram muitas coisas novas, deixando a poesia e a cidade de Leiria, com uma boa marca neste campo."

Em pleno Dia Mundial da Poesia, João Nazário agradeceu a Paulo José Costa, que desafiou a livraria a abraçar a Ronda, à Câmara de Leiria, na pessoa do vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, aos poetas e intervenientes, ao comércio, restauração e hotelaria da cidade, que apoiaram uma iniciativa com um orçamento limitado, à Escola Superior de Artes e Design, de Caldas da Rainha, que criou o troféu do Prémio de Poesia Francisco Rodrigues Lobo, e à Fundação Caixa Agrícola de Leiria, que patrocionou o galardão poético.

Paulo José Costa recordou que, em Outubro, lançou o desafio à responsável da Arquivo Livraria, Alexandra Vieira, e que ela abraçou o projecto prontamente.

"Tivemos a oportunidade de estruturar e desenvolver todas as actividades com todas as pessoas que estiveram implicadas directa e indirectamente nas acções apresentadas. Uma actividade destas só é possível com o contributo de pessoas, de algumas que aparecem mencionadas no programa e de muitas outras que não aparecem, mas que são extraordinariamente importantes. Leiria merecia um evento como este, para provarmos que a literatura e a poesia são também merecedores de diferentes actividades com um cariz ecléctico, cultural e que tragam público.”

O programa, sublinhou o poeta, abrangeu públicos de todas as idades, em vários contextos, em vários espaços, uns nobres, como a Igreja da Misericórdia, o Museu do Moinho do Papel, o m|i|mo, a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira e os espaços comerciais.

Além disso, Paulo José Costa referiu ainda, a importância de se ter levado uma turma de uma escola do I ciclo a um bairro habitado por pessoas de etnia cigana, onde a poesia foi declamada pelos mais novos, tendo havido um momento de confraternização, com palavra e versos a serem a ligação entre as pessoas.

O mentor referiu ainda o sucesso que foi o primeiro Poetry Slamda cidade do Lis, realizado no Atlas Hostel, organizado pela escritora Carla Veríssimo, que também apresentou o seu livro Entrilhas, no espaço Eça, no sábado, ao início da tarde. "Além da oficina, o concurso foi imensamente participado, com pessoas de várias idades a declamar e a participar activamente. Sei que este Poetry Slam vai dar azo a outros concursos, entretanto."

Por fim, o poeta, mencionou a acção programada para o Estabelecimento Prisional de Leiria (EPL), para o último dia, ontem, quarta-feira, dia 22, que considerou "forte e que colocou reclusos e poetas profissionais do EPL. Um momento indescritível, com uma intensidade enorme".

Para o vereador da Cultura, Gonçalo Lopes, felizmente, há muitos “paulos” e associações e empresas como o Grupo Movicortes, a que pertencem a Arquivo e o JORNAL DE LEIRIA, disponíveis a colaborar e que oferecem uma boa parte do seu tempo, dentro de um “carinho muito especial pela cultura”, numa óptica de responsabilidade civil e social.

“Leiria é uma cidade que pauta a sua oferta como espaço de diversidade de experiências e era preciso mostrar a experiência da literatura e poesia precisava de espaço na nossa programação. Esta Ronda é uma experiência notável, feita com grande esforço e orçamento curto, tendo um impacto muito grande”, resumiu.

Para ler na totalidade sobre este evento, descarregue o papel electrónico clicando na imagem em cima