Desporto

Leiria Cidade Europeia do Desporto arrancou ontem à noite com uma gala

6 fev 2022 11:04

“Chegou a hora de Leiria, cuja maior força são os desportistas que estão nesta sala”

leiria-cidade-europeia-do-desporto-arrancou-ontem-a-noite-com-uma-gala
Gala de abertura da Cidade Europeia do Desporto
DR

A gala oficial de arranque das actividades da Cidade Europeia do Desporto aconteceu ontem à noite em Leiria, com um espectáculo que incluiu momentos de multimédia, música e desporto. 

Inspirado nos quatro pilares da candidatura – associativismo, diversão, inclusão e infraestruturas – incluiu muita música e tecnologia de videomapping. Desfilaram mais de 800 atletas de 40 modalidades e feitas demonstrações de desportos especiais praticados no concelho, do aeromodelismo à dressage, do karting ao street workout, refere nota da autarquia. 

Um dos momentos altos a noite foi passagem de testemunho, com a entrega ao presidente do município, Gonçalo Lopes, da bandeira e do troféu de Cidade Europeia do Desporto, transportados respectivamente por um grupo de atletas do Núcleo de Espeleologia de Leiria com uma joelette, cadeira adaptada que permite transportar pessoas com mobilidade reduzida, e pelo piloto de todo-o-terreno de Leiria Ricardo Porém.

“Chegou a hora de Leiria, cuja maior força são os desportistas que estão nesta sala”, sublinhou o presidente da Associação das Cidades Europeias do Desporto (ACES) da Europa. Gian Francesco Lupatelli exortou ainda o concelho a “trabalhar e demonstrar à Europa a ganhar o título de melhor Cidade Europeia do Desporto de 2022. 

Já o secretário de Estado da Juventude e do Desporto considerou “absolutamente impressionante” e que “demonstrou” a qualidade do “tecido desportivo do concelho”.

João Paulo Rebelo saudou ainda o Município de Leiria, clubes, atletas, famílias de atletas, técnicos e dirigentes presentes. “Sem vocês, o desporto do nosso país não estaria no estádio de desenvolvimento em que está hoje”, admitiu.

O presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, enalteceu este um “momento histórico” para o concelho, conseguido por “mérito próprio”.  

“Há muitos anos que somos cidade do desporto, e essa é a grande conquista que celebramos ao longo deste ano”, enfatizou, aludindo ao facto de 56,1% dos habitantes do concelho terem hábitos regulares de prática de actividade física. “Celebramos a conquista de um estilo de vida que foi felizmente adoptado pela maioria da nossa população”.