Economia

Leiria Centro Exportador garante presença de agências financeiras internacionais

15 abr 2021 20:11

Evento decorre entre 27 e 30 de Abril

leiria-centro-exportador-garante-presenca-de-agencias-financeiras-internacionais
Eurico Brilhante Dias, secretário de Estado da Internacionalização, será um dos oradores do evento
Governo de Portugal

A edição deste ano do Leiria Centro Exportador, promovido pela AAPI - Associação de Acção para Internacionalização, e que decorre entre 27 e 30 de Abril, tem já garantida a presença de seis agências financeiras internacionais.

Além de ser realizado totalmente em formato digital devido à pandemia da covid-19, a quarta edição do Leiria Centro Exportador vai ter, pela primeira vez, a presença de agências financeiras da Áustria, Chile, Croácia, Holanda, Macedónia e Polónia.

Segundo explicou o presidente da AAPI, Paulo Lopes, a presença destas agências são uma “mais-valia” para o evento, uma vez que “são as AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal] dos outros mercados”.

“São entidades governamentais que promovem as relações internacionais e têm toda a informação sobre o seu mercado. Como estão lá conhecem-no como ninguém e podem transmitir informação aos empresários que as entidades que não estão nesses mercados não conseguem”, salientou Paulo Lopes.

O programa contempla cinco conferências, cujos oradores estarão presencialmente a abordar a apresentar os temas, com transmissão através do canal de youtube da AAPI e de outras plataformas eletrónicas. Paulo Lopes explicou que a primeira conferência decorre no Museu de Leiria, no dia 27, com o tema Estão as empresas preparadas para um mundo totalmente digital? e contará com a presença, entre outros, do secretário de Estado da Transição Digital, André Aragão Azevedo.

Neste dia será ainda abordada a questão das criptomoedas, através do tema Euro Digital: O fim dos porta-moedas?.

O Leiria Centro Exportador viaja depois até Lisboa, onde no dia 28 o assunto central será a gestão de equipas, a sua formação e motivação. No dia 29, o projecto chega a Aljustrel, onde será discutida A (Re)Industrialização da Europa: Oportunidades para Portugal.

Além das conferências estão ainda agendados vários ‘webinares’ ligados à “desmaterialização contabilística e digitalização da contabilidade”. Estão já escritas mais de mil pessoas.

“Definimos como objetivo uma presença regular durante o evento de entre três a 3.500 pessoas”, assumiu o presidente da Assembleia Geral da AAPI, Nuno Morgado, que acredita que o impacto pode ser muito maior.

Segundo explicou, as pessoas não tiverem possibilidade de assistirem ao evento em direto podem fazê-lo em diferido, porque a gravação ficará disponível.

“Acreditamos que alguns players participantes, as marcas e as agências podem publicar as conferências online, pelo que terá uma dimensão que desconhecemos ainda”, constatou.

Paulo Lopes afirmou que o objectivo é voltar ao modelo presencial na próxima edição, mas agora com a componente de transmissão online que será inédita este ano.

O Leiria Centro Exportador foi criado com o objectivo de apoiar o processo de internacionalização das empresas portuguesas, que terão possibilidade de contactar com oradores de grandes marcas nacionais e internacionais e de estabelecer contactos para possíveis negócios