Saúde

Leiria celebra o Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório com homenagem

9 fev 2024 14:23

Proud OR Nurses: Our Future é o tema da efeméride deste ano

leiria-celebra-o-dia-europeu-do-enfermeiro-perioperatorio-com-homenagem

A equipa de enfermagem perioperatória do Bloco Operatório Central da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) voltou a aderir às comemorações do Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório, que se assinala no dia 15 de Fevereiro, e vai homenagear a enfermeira gestora Margarida de Fátima Pereira Jordão Alves.

Com o mote Proud OR Nurses: Our Future (Orgulho nos Enfermeiros do Bloco Operatório: o nosso futuro), estes enfermeiros da ULS RL aceitaram o desafio anual da Associação dos Enfermeiros de Sala de Operações Portugueses (AESOP), mentora da celebração da efeméride, que tem como objectivo esta edição homenagear os enfermeiros perioperatórios que, em cada bloco operatório, contribuem para o caminho da excelência dos cuidados de saúde, explica uma nota de imprensa da ULS RL.

"Através de votação interna já fizemos a nossa escolha, baseada nos critérios propostos pela AESOP, que preconiza a escolha dos melhores profissionais, que promoveram e investiram em medidas de melhoria no atendimento do utente em contexto cirúrgico, no acolhimento e na humanização dos cuidados de saúde, na diminuição das taxas de incidência de infecções ou de intercorrências relacionadas com a segurança de procedimentos contemplados no processo cirúrgico, entre outros", afirma Paula Bagagem, enfermeira perioperatória e porta-voz desta iniciativa na ULS RL, citada no comunicado.

"O Dia Europeu do Enfermeiro Perioperatório é assinalado por toda a Europa como forma de promover e incentivar o investimento no futuro da enfermagem perioperatória, na investigação e na inovação, para prestar cuidados seguros e obter ganhos em saúde", lê-se ainda no comunicado.

Segundo a ULS RL, a missão do enfermeiro perioperatório é avaliar a necessidade dos cuidados, executá-los, prevenir complicações e zelar pela segurança e conforto dos doentes no período perioperatório. Acompanham a pessoa, "tendo em conta a sua individualidade e vulnerabilidade, antes, durante e após a cirurgia".