Sociedade

Leiria assinala Semana da Leitura com mais de 250 actividades

13 mar 2024 17:30

Ler em Liberdade é o tema da edição deste ano que pretende fazer a ligação entre a leitura e as comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.

leiria-assinala-semana-da-leitura-com-mais-de-250-actividades
Semana da Leitura de Leiria decorre entre os dias 18 e 22 de Março
DR

Sob o lema Ler em Liberdade, arranca na próxima segunda-feira, dia 18, mais uma edição da Semana da Leitura de Leiria, que decorrerá até 22 de Março, com mais de 250 actividades.

A inicitiva, que pretende destacar a importância da leitura, do livro e dos leitores, envolve 34 bibliotecas escolares, municipais e privadas e tem como público-alvo 17.500 alunos.

Citada numa nota de imprensa da autarquia, Anabela Graça, vereadora da Educação e da Cultura, realçou a importância do trabalho em rede das entidades que colaboram nesta iniciativa e “o papel essencial que a leitura tem junto das comunidades estrangeiras nas nossas escolas, dando um contributo de relevo para a aprendizagem da língua portuguesa”.

“O que nos liga neste trabalho é a ambição de que cada vez mais pessoas se juntem a nós com a paixão da leitura, importante para a literacia, mas também como um ato de imaginação, conhecimento e prazer”, refere a vereadora.

O município destaca ainda o facto de, nesta edição, a Semana da Leitura se associar aos princípios da liberdade com um conjunto de iniciativas que pretendem “criar a ligação entre a leitura, Ler em Liberdade, e as comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril”. Haverá também actividdes que assinalarão os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões.

“As actividades envolvem as famílias, os lares, e também há actividades inclusivas, na acessibilidade, na interculturalidade”, chegando até “a quem está privado da liberdade”, destacou a coordenadora inter-oncelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Lucília Santos, durante a apresentação do programa, que teve lugar esta terça-feira.

Citada pela agência Lusa, a professora bibliotecária salientou que a Semana da Leitura de Leiria é simultaneamente “um ponto de chegada e um ponto de partida”, porque mostra “o trabalho que se vai realizando ao longo do ano”, lançando também ações “o mais possível para fora das paredes das bibliotecas”.

No arranque da Semana da Leitura, que acontecerá na segunda-feira, dia 18, alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Henrique Sommer – Maceira vão partilhar leituras no centro histórico de Leiria. Será também realizado um encontro intergeracional, com partilhas de leitura, pensadas para crianças, jovens e seniores, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

Já o encerramento será assinalado com a Gala da Poesia, a realizar no dia 22, na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira.

O programa completo por ser consutado aqui.