Sociedade
Leiria aprova apoios para reforçar segurança em 47 estabelecimentos
Apoios totalizam 71 mil euros e visam a instalação de alarmes e grades, por exemplo
Quarenta e sete estabelecimentos comerciais vão receber apoios da Câmara de Leiria para reforçar as suas condições de segurança, num investimento que rondará os 71 mil euros
A medida, aplicada ao abrigo do Regulamento de Apoio à Segurança do Comércio do Concelho de Leiria, e contempla apoios para a instalação de sistemas de alarme, de videobigilância, de grades, de estores de segurança e de portas reforçadas ou a aplicação de películas anti-intrusão.
No total, houve 52 candidaturas, mas quatro foram excluídas “por incumprimento ou cumprimento tardio dos requisitos”, informa a câmara.
Segundo avançou o vereador Luís Lopes à agência Lusa, “a candidaturas são de todo o concelho”, contudo, a maioria é da zona urbana, onde os estabelecimentos “têm sido mais vulneráveis” e que, aliás, “espoletaram este processo”.
Em Junho, quando a medida foi anunciada, a câmara explicava, numa nota de imprensa, que o objectivo era reforçar as condições de segurança dos estabelecimentos comerciais e "contribuir para a promoção do bem-estar e da qualidade de vida das comunidades locais".