Viver

Leiria apresentou diagnóstico do Plano Estratégico Municipal da Cultura 2020-2030

3 jul 2020 17:14

Câmara Municipal deu a conhecer documento ontem

leiria-apresentou-diagnostico-do-plano-estrategico-municipal-da-cultura-2020-2030
Câmara Municipal de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo

A apresentação e discussão do relatório de diagnóstico do Plano Estratégico Municipal da Cultura para o Concelho de Leiria 2020-2030 (PEMCCL) teve lugar ontem, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Em duas sessões, a primeira, às 18 horas, dirigida aos vereadores do Município, executivos das freguesias e aos técnicos na área da Cultura, e a segunda, às 21:30 horas, dirigida ao Conselho Municipal da Cultura, a equipa da Quartenaire Portugal, responsável pela execução do PEMCCL 2020-2030, apresentou a versão preliminar do Relatório de Diagnóstico, centrado nas principais dinâmicas, agentes, instituições e activos que caracterizam o sector cultural e criativo de Leiria e nas medidas de âmbito municipal que abrangem este sector, adianta o Município em comunicado.

"Na apresentação deste diagnóstico está plasmado o evidente reconhecimento de que, em Leiria, ao nível da Cultura e Política Local de Desenvolvimento Sustentável, tem havido na última década, uma aposta política clara, e o sector da Cultura é encarado como decisivo no contexto de um processo de desenvolvimento competitivo, coeso e sustentável. E este empenho do Município caracteriza-se pela aposta, numa primeira fase, centrada na programação cultural, visando despertar nos agentes culturais e nos stakeholders locais a vontade de colaborar e alargar a oferta cultural", nota a Câmara.

"Ao nível da segunda fase, novas apostas, mais estruturadas, em termos de qualidade, profissionalização, diversidade e internacionalização e maior investimento (equipamentos culturais, tratamento dos espólios artísticos e arqueológicos, estrutura humana e organizativa) e, finalmente, duas estratégias que vieram reforçar esta aposta, nomeadamente a decisão de candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027 e a candidatura vencedora à Rede de Cidades Criativas da UNESCO da Música", prossegue a Autarquia.

"Neste diagnóstico é também reconhecida a forte presença de agentes culturais e criativos, em especial nas áreas da música, teatro e dança, com estruturas profissionais e amadoras, cuja maturidade tem demonstrado uma elevada capacidade de experimentação, com capacidade para dar visibilidade ao seu trabalho, tanto a nível nacional como internacional", salienta ainda.

“Estou bastante satisfeito com este diagnóstico e reconheço as fragilidades, que podem ser ultrapassadas com o Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2020-2030”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, para quem “com a actual crise no sector cultural, motivada pela pandemia, se percebe a dimensão do profissionalismo dos agentes culturais em Leiria, que mesmo limitados na sua actividade, não pararam e, muitas vezes, mesmo à distância e online adaptaram o seu trabalho a esta nova realidade”.

“Havemos de voltar à 'verdadeira' normalidade e, quando voltarmos, temos de ter a nossa estratégia cultural bem alinhada”, concluiu o autarca.

"Após estas sessões de apresentação e discussão do diagnóstico do Plano Estratégico Municipal para a Cultura 2020-2030, terá início a discussão pública do mesmo, com os contributos de todos os agentes locais e da comunidade em geral. Estão previstas várias sessões de trabalho que irão percorrer as freguesias do concelho e um workshop alargado, envolvendo diferentes stakeholders ligados ao sector cultural e criativo de Leiria", faz saber a Autarquia.

"Para enriquecer e consolidar este trabalho, terá também lugar a abertura de canais digitais de participação pública, em que todos são convidados a consultar, online, o Relatório de Diagnóstico (versão preliminar) e a responder a um breve inquérito, para que seja garantida uma ampla auscultação de todos os que queiram associar-se a esta reflexão e à preparação do futuro da Cultura no Município de Leiria.