Sociedade

Leiria adjudica jardim da Almuinha

12 dez 2017 00:00

Empreitada de 2,1 milhões de euros cumpre promessa com mais de 20 anos.

leiria-adjudica-jardim-da-almuinha-7807

O Município de Leiria aprovou, esta terça-feira, em reunião de Câmara a adjudicação da empreitada para a construção do Jardim da Almuinha Grande, com um prazo de execução de 365 dias.

A obra, prometida há mais de 20 anos, custará cerca de 2,1 milhões de euros, comparticipada em 85% por fundos comunitários.

O projecto prevê um jardim com mais de meio milhar de novas árvores, cerca de 1900 arbustos, um lago e a continuidade de percursos pedestres ao longo do rio Lis, “estando garantidas as acessibilidades a pessoas com mobilidade reduzida ou condicionada”, realça uma nota de imprensa do município.

Segundo esse comunicado, uma das mais-valias do projecto – que vem cumprir o que estava determinado no Plano de Pormenor da Almuinha Grande, datado de 1992, que previa para aquele local a execução do jardim - “é possibilitar ainda a organização de actividades urbanas, como o Mercado do Levante, e iniciativas de lazer e desporto informal, eventos, pequenas feiras e concertos”.

O equipamento vai estabelecer a ligação do sistema ecológico e urbano da Nova Leiria e dos Marrazes ao corredor do rio Lis, destacando-se ainda a criação de um anfiteatro ao ar livre, um miradouro do jardim e do castelo, um longo passeio público e uma grande clareira que constituirá uma zona de prado na qual se prevê uma intensa utilização familiar e intergeracional.

Com este equipamento, “a população de Leiria terá à sua disposição um espaço verde com conforto e segurança para o desenvolvimento de actividades de lazer, actividade física, eventos, pequenas feiras, festas, concertos, entre outras”, acrescenta o comunicado da Câmara.