Covid-19

Leiria activa escolas de acolhimento para crianças até aos 12 anos com pais na linha da frente no combate à pandemia

23 jan 2021 12:47

No concelho, os estabelecimentos de acolhimento indicados são as básicas Dr. Correia Mateus e Henrique Sommer.

leiria-activa-escolas-de-acolhimento-para-criancas-ate-aos-12-anos-com-pais-na-linha-da-frente-no-combate-a-pandemia
Actividades lectivas encontram-se suspensas até 5 de Fevereiro
Ricardo Graça

De acordo com o Decreto Lei n.º 3-C/2021, de 22 de Janeiro, as actividades educativas e lectivas dos estabelecimentos de ensino, incluindo as actividades de apoio à família, encontram-se suspensas, pelo menos, até ao dia 5 de Fevereiro de 2021.

Em Leiria, perante a actual situação, mantêm-se abertas as escolas de acolhimento para crianças com menos de 12 anos cujos pais se encontrem em situação de mobilização ou prontidão para o serviço, como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças.

No concelho, os estabelecimentos de acolhimento indicados são a Escola Básica Dr. Correia Mateus e a Escola Básica/S Henrique Sommer, na Maceira.

Relativamente às creches, a unidade de acolhimento será o Centro Social Paroquial Paulo VI - Creche O Ninho.

O Município de Leiria assegura ainda as refeições escolares a todas as crianças da educação pré-escolar e alunos do 1.º ciclo do ensino básico, beneficiários da acção social escolar (escalão A e B), no período de interrupção das atividades.

Para os alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e escolas secundárias, estas refeições são asseguradas pelas próprias escolas, mediante contacto das famílias.

Com o objectivo de minimizar o impacto negativo da pandemia na área social e da saúde comunitária, o Município criou também a linha de apoio social e psicológico, numa articulação da Divisão de Desenvolvimento Social com os serviços de Educação da Câmara de Leiria.