Sociedade

Leiria acolhe congresso internacional sobre ambiente e desenvolvimento

8 nov 2016 00:00

Organizado pela associação ambientalista Oikos, o evento decorre entre amanhã, dia 9, e sábado.

leiria-acolhe-congresso-internacional-sobre-ambiente-e-desenvolvimento-5338

Começa amanhã, dia 9, o II Congresso Internacional Educação, Ambiente e Desenvolvimento, organizado pela a Oikos (Associação de Defesa do Ambiente e do Património da Região de Leiria). O evento vai decorrer na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e termina este sábado, dia 12.

Entre os oradores convidados estarão Luísa Schmidt, investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, Marília Torales, Germán Vargas Callejas e Juarês Aumond, respectivamente, docentes das universidades Federal do Paraná (Brasil), de Santiago de Compostela (Espanha) e Regional de Blumenau (Brasil). Maurício Balensiefer, professor na Universidade Federal do Panará (Brasil) e presidente da Associação Brasileira de Áreas Degradadas, é outro dos oradores.

Além das conferências plenárias, o congresso terá várias oficinas temáticas: pedagogia florestal; carta da terra e desenvolvimento de competências sociais em crianças com necessidades educativas especiais; mundo invisível da água; cozinha solar – alternativa ecológica de baixo custo; a fábrica da água e reciclar e reutilizar para o ambiente preservar, entre outras.

O programa contempla ainda sessões paralelas às conferências, onde serão debatidos temas como desenvolvimento e sustentabilidade, recursos hídricos, turismo e sustentabilidade, património(s) e identidade(s) e educação ambiental.

Na sexta-feira, estão previstas saídas de campo, com três percursos alternativos, uma na zona do litoral, outro nos concelhos de Batalha e Porto de Mós e outro nos municípios de Ansião, Figueiró dos Vinhos, Castanheira de Pera e Pedrógão Grande.

Já com inscrições abertas, o evento está acreditado como curso de formação contínua de professores. O programa detalhado do congresso pode ser consultado aqui.