Sociedade

Legislativas: Antigo candidato a PR Henrique Neto é mandatário do PSD no distrito

11 jan 2022 09:33

Desfiliado do PS desde 2017, o ex-candidato à Presidência da República assume função de mandatário do PSD.

legislativas-antigo-candidato-a-pr-henrique-neto-e-mandatario-do-psd-no-distrito
Maria Anabela Silva

Antigo militante socialista, desfilado desde 2017, o empresário Henrique Neto vai ser o mandatário distrital do PSD em Leiria, círculo que tem como cabeça-de-lista às legislativas Paulo Mota Pinto, professor universitário e presidente da mesa do congresso dos sociais-democratas. 

A informação é avançada num comunicado do PSD distrital, que revela ainda a escolha do cirurgião cardiotorácico Manuel Antunes para presidir à Comissão de honra da candidatura.

Em declarações ao JORNAL DE LEIRIA, Henrique Neto explica que aceitou o convite por entender que “nas actuais circunstâncias, de grande ausência de evolução política, económica e social do País, a vitória do PSD é a melhor opção para Portugal”. Será, diz, “a vitória do centro, contra os extremismos da extrema direita e da extrema esquerda”.

“Esta é uma opção que tem menos de partidário e mais de defesa do que considera que são os interesses do País”, num momento em que Portugal “se está a afastar relativamente aos restantes parceiros europeus”, alega o antigo candidato à Presidência da República.

Henrique Neto nota ainda que esta não é uma opção partidária. “Não sou militante do PSD e espero não vir a ser. Já tenho a minha conta de participação política nos partidos”, realça.

Empresário aposentado, Henrique Neto foi deputado à Assembleia da República entre 1995 e 1999, eleito pelo PS, partido ao qual aderiu em 1993 e do qual de desfilou em 2017. Já em 2019, Henrique Neto tinha participado numa iniciativa de campanha do PSD em Leiria, então como orador convidado e sem manifestar apoio expresso a Rui Rio.