Sociedade

António Lacerda Sales preside à comissão de inquérito da TAP

10 mai 2023 16:58

Eurico Brilhante Dias sustentou que Jorge Seguro Sanches, no plano pessoal, foi alvo de “um condenável ataque de carácter”

lacerda-sales-substitui-seguro-sanches-na-presidencia-da-comissao-de-inquerito
Antigo secretário de Estado da Saúde foi nomeado hoje para presidir à comissão de inquérito da TAP
Ricardo Graça
Redacção/Agência Lusa

O deputado socialista António Lacerda Sales vai assumir a presidência da comissão de inquérito à TAP, após a renúncia de Jorge Seguro Sanches, anunciou hoje o Grupo Parlamentar do PS.

Numa nota distribuída no parlamento é referido que Jorge Seguro Sanches tomou a decisão de “renunciar à presidência da Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP”.

"O Grupo Parlamentar do PS vai indicar ao Senhor Presidente da Assembleia da República o nome do Senhor Deputado António Lacerda Sales para presidir à Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, agradecendo desde já o sentido de serviço e de missão com que aceitou este desafio que agora lhe é proposto", refere o PS na mesma nota.

O PS acusou hoje o deputado do PSD Paulo Moniz de ter atacado a honra e o caráter do presidente da comissão de inquérito à TAP, o socialista Jorge Seguro Sanches, degradando o debate político democrático.

Esta posição foi transmitida pelo líder da bancada socialista, Eurico Brilhante Dias, em conferência de imprensa, no parlamento, que se recusou a confirmar se Jorge Seguro Sanches já formalizou o seu pedido de demissão das funções de presidente da comissão parlamentar de inquérito sobre a gestão da TAP.

Eurico Brilhante Dias sustentou que Jorge Seguro Sanches, no plano pessoal, foi alvo de “um condenável ataque de carácter”, por parte do deputado social-democrata Paulo Moniz, que foi “para lá da boa educação” ao acusar o presidente da comissão de inquérito de falta de seriedade.

Hoje, em conferência de imprensa, Eurico Brilhante Dias salientou a sua confiança no deputado Jorge Seguro Sanches e no seu “trabalho imparcial e dedicado enquanto presidente da comissão de inquérito”.

“Mas a acusação de falta de seriedade que lhe foi imputada por um deputado do PSD é uma acusação avaliada pelo próprio como muito grave. Este tipo de atuação está alinhada com uma certa ideia de degradação das instituições a que o PSD também se tem somado”, apontou.

Eurico Brilhante Dias salientou depois que o que se passou na terça-feira “foi um ataque ao carácter do presidente da comissão parlamentar de inquérito”.

“Fica muito mal ao PPD/PSD querer desvalorizar esse facto, fica muito mal à oposição querer desvalorizar. A intervenção do deputado do PPD/PSD [Paulo Moniz], de uma forma que me pareceu para lá da boa educação, colocou em causa a honorabilidade do presidente da comissão de inquérito – e a honorabilidade de cada um dos deputados é um aspeto importante”, frisou o presidente da bancada do PS.