Covid-19

Lacerda Sales estima chegar hoje às 280 mil crianças vacinadas

9 jan 2022 14:00

Secretário de Estado da Saúde visitou hoje centros de vacinação em Caldas da Rainha e Peniche

lacerda-sales-estima-chegar-hoje-as-280-mil-criancas-vacinadas
António Lacerda Sales
Ricardo Graça/Arquivo
Redacção/Agência Lusa

A vacinação contra a Covid-19 deverá atingir hoje as 280 mil crianças, cerca de 45% das 600 mil elegíveis para levar a vacina, afirmou o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, no final de uma visita ao centro de vacinação Covid-19 instalado na Associação Arneirense, em Caldas da Rainha. Já antes, o governante tinha visitado um outro centro do distrito de Leiria, em Peniche.

“Podemos fechar o dia de hoje muito perto dos 45% de vacinados nesta faixa dos 5 aos 11 anos”, afirmou António Lacerda Sales, aludindo aos “30 mil agendamentos” registados para este domingo.

Segundo a Lusa, o secretário de Estado estimou que, depois de até ao final do dia de sábado terem sido vacinadas “250 mil crianças”, o número deverá subir hoje para "280 mil".

Números que, segundo o secretário de Estado, permitirão reunir “todas as condições” para, na segunda-feira, “começar o ano lectivo com segurança”, atendendo à antecipação que foi feita da vacinação, quer das crianças quer “dos docentes e não docentes”.

Questionado sobre se a vacinação deveria ter sido iniciada mais cedo, para que o período de efectividade da vacina ocorresse antes do início das aulas, Lacerda Sales reconheceu que “o período de 14 dias é muito importante”, mas refutou ter havido “atraso” na aplicação da vacina, afirmando-se “perfeitamente seguro e convicto de que este tempo é o tempo necessário para começar o ano lectivo em segurança”.

Tanto mais, lembrou o secretário de Estado, que haverá a possibilidade de continuar, entre os dias 5 de Fevereiro e 13 de Março, “a vacinar segundas doses e primeiras doses de crianças que não foram vacinadas durante esta fase”.

O governante afirmou ainda que "garantidamente o mais brevemente possível os professores de ensino superior também serão vacinados".