Viver

Labaq: "Muitíssimo honrada em ser a única artista que não é de Leiria dentro da Omnichord"

25 set 2018 00:00

Compositora brasileira elogia a honestidade dos projectos Surma e First Breath After Coma.

labaq-muitissimo-honrada-em-ser-a-unica-artista-que-nao-e-de-leiria-dentro-da-omnichord-9250

Voa, nome do primeiro álbum, de 2016. É o destino de todo o artista?
Gostava muito que fosse sim a resposta, mas acho que não é o destino de todo o artista. É o destino de todo o artista que se move e se entrega o bastante para o vôo acontecer, isso sim eu creio.

De volta a Portugal, no meio de uma digressão pela Europa. Como é que a Labaq chega a Leiria e à Omnichord Records?
O caso com a Omni foi de amor e se desenrolou de 2016 para cá, quando eu estava vindo a Portugal para uma digressão e fiquei encantada com o trabalho dos First Breath After Coma. Escrevi para eles, me colocaram em contacto com o Hugo Ferreira, conheci o trabalho da Surma em seguida, nos encontramos e para mim foi como achar casa mesmo naquelas pessoas. Ano seguinte, dois dos FBAC saíram em tour comigo para alguns concertos e acho que todos esses detalhes foram selando. Muitíssimo honrada em ser a única artista que não é de Leiria dentro da Omnichord, é mesmo especial e sou grata a eles por abrirem-se tanto a mim.

São as portas que a internet abre?
As famosas portas que a internet abre! Ela foi a ferramenta que permitiu esse primeiro contacto, sim.

Com que objectivos veio para Leiria pela primeira vez?
Primeiríssima vez de todas? Foi para jantar com FBAC, Surma e Hugo.

Vai estar por cá, em Leiria, também desta vez?
Estive já em Leiria para ver todos, devo voltar em Outubro, talvez haja ainda um concerto, talvez seja só a ver essa malta e respirar um pouco o ar tranquilo de Leiria, tão bem vindo no meio da correria que vira os dias, às vezes.

O que mais agrada na música e nos músicos da Omnichord?
O facto de que fazem com todo o amor e entrega possível, todos eles. Também o facto de que estão todos lá para somarem-se uns aos outros e não para competir ou nada que traga esse sentido. É tudo pela música, pela qualidade e por ser fiel ao que vai te fazer mais feliz. Isso é raro demais.

Com quem mais se identifica?
É difícil dizer, todos têm cenas em seus trabalhos que eu gosto muito e me identifico! Se tivesse mesmo que escolher, acredito que seria a Surma, pela cena de também estar sozinha em palco e tudo isso. Mas o Rui Gaspar, como produtor ou músico, também me inspira bastante.

Estar sozinha em palco, no estúdio, no momento da composição e da apresentação ao vivo, significa uma dose acrescida de exposição?
Eu acho que estar envolvido em qualquer forma de expressão artística é estar a expor-se de alguma forma - ou você está fazendo isso errado, me parece. Arte pede essa entrega, a entrega só vem quando você se desnuda ali para aquilo acontecer, medos, crenças, alegrias, tristezas, amores, ódios, tudo está ali, mesmo que você filtre para ir para o palco depois. É uma exposição enorme sim, mas ao mesmo tempo se pode escolher o que expor, então não me desespero muito e lido bem pois sei ter o controlo dessa cena, o que quero mostrar e o que não quero.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ