Sociedade

Junta de freguesia distribui rádios pela população em Porto de Mós

20 fev 2026 12:18

Autarquia comprou 1.500 aparelhos e já distribui mais de 500. A ideia surgiu depois do apagão do ano passado

junta-de-freguesia-distribui-radios-pela-populacao-em-porto-de-mos
Redacção/Agência Lusa

A Junta de Freguesia de Porto de Mós comprou 1.500 rádios para distribuir à população e já entregou até esta sexta-feira, 20 de Fevereiro, 550 aparelhos, revelou à agência Lusa o seu presidente.

Segundo Manuel Barroso, eleito para o terceiro e último mandato nas autárquicas de 2025, a ideia surgiu com o apagão, em Abril do ano passado.

Concretizou-se agora, depois de a depressão Kristin ter privado muitas pessoas de energia eléctrica e comunicações, sendo que havia quem tivesse acesso à rádio e a informação nos carros e mesmo em casa com aparelhos a pilhas.

“Em casa não tínhamos televisão, não tínhamos telefones, não tínhamos nada e não tínhamos forma nenhuma até para passar o tempo”, declarou o autarca, que concluiu pela necessidade de “arranjar rádios para esta gente toda”.

O presidente da Junta adiantou que aquela freguesia do distrito de Leiria tem cerca de seis mil habitantes.

No dia 13, Dia Mundial da Rádio, a autarquia anunciou que iria distribuir rádios, iniciativa que arrancou na segunda-feira.

Na junta, as pessoas recebem o rádio, com quatro pilhas. “Duas já vão dentro. Nós experimentamos o rádio e entregamos o rádio”, esclareceu.
Manuel Barroso realçou que o contentamento é generalizado.

“Notamos que o ‘feedback’ é agradável, as pessoas ficam contentes, não pelo valor, mas pela forma, porque os rádios até são engraçados, são pequeninos, mas são muito engraçados”, considerou.

Para já, a Junta comprou 1.500 rádios, num custo para a autarquia de cerca de seis mil euros.

“Ficaram à volta de 4,5 euros cada um”, disse, referindo que havia preços bem superiores no mercado, mas a escolha recaiu num vendedor que fez “um preço promocional”, atendendo também a este “acontecimento, esta desgraça que caiu aqui”, numa alusão ao impacto da depressão Kristin na freguesia.

“Eles [empresa vendedora] tiveram o bom senso de nos ajudar também”, salientou.

Nesta primeira fase, a autarquia optou por entregar um rádio a cada família recenseada na freguesia, sendo que numa próxima reunião do executivo vai ser abordada a possibilidade de estender a iniciativa a toda a população.

“Se o nosso orçamento permitir, todas as famílias terão um rádio oferecido pela Junta”, garantiu.

Numa mensagem colocada nas redes sociais, a Junta explicou que “a rádio constituiu, nos dias em que todas as comunicações estiveram inactivas devido aos efeitos da tempestade, o único elo de comunicação e ligação a informações vitais”.

“Consciente deste facto, e assinalando o Dia Mundial da Rádio, a Junta de Freguesia de Porto de Mós adquiriu rádios para distribuir pelos agregados familiares dos fregueses de Porto de Mós”.

Nesse sentido, desde segunda-feira que “cada agregado familiar poderá levantar na sede da Junta de Freguesia o seu rádio e as respectivas pilhas, mediante apresentação de comprovativo de residência”.

“Nos casos em que os fregueses não tenham meio de se deslocar à sede da Junta”, pede-se que contactem telefonicamente para a entrega do rádio ser no respectivo domicílio.