Sociedade

Jovino Brites dá cartas no gelado artesanal

11 jun 2017 00:00

Radicado no Canadá, é natural das Caldas.

jovino-brites-da-cartas-no-gelado-artesanal-6595

O desafio era criar uma sobremesa de gelado para acompanhar com um espumante italiano. Jovino Brites, profissional de gelado artesanal natural de Caldas da Rainha, respondeu com um sorvete de cenoura e tangerina, servido sobre uma esponja de amêndoa e acompanhado com biscoito de amêndoa, creme de chocolate, pérolas de açafrão e mel, alcaçuz mentolado, cenoura em rebuçado e flocos de ouro.

Resultado: a sobremesa, sem lactose, venceu o prémio Wine & Food Pairing (vinho e comida juntos) no Vancouver Festival Wine International (Canadá), que se realizou nos primeiros meses deste ano.

A viver no Canadá há cerca de um ano e meio, depois de uma passagem por Itália onde se formou na área do gelado artesanal, Jovino Brites não esconde o “enorme orgulho” por ter conseguido “impressionar” o júri que elegeu a sua sobremesa como a melhor a concurso.

“É o reconhecimento de todo o esforço e da paixão de conceber um gelado ou sorvete o mais natural possível”, confessa, frisando que o concurso teve a participação de 14 restaurantes de “renome” como o do Fairmont Hotel Vancouver BC. Jovino Gaspar, de 53 anos, conta que quando chegou ao Canadá foi convidado pela D’oro Gelato e Caffè a desenvolver um projecto na área do gelado artesanal, a pensar num futuro franchising , no qual estão a trabalhar.

“Este ano, concorremos pela primeira vez ao mais famoso festival do género do Canadá (Vancouver Festival Wine International). Foime proposto criar um gelado/sorvete, que conjugasse com um espumante italiano (Asti Spumanti DOGC NV)”, explica, frisando que, nos últimos oito anos, a D’Oro Gelato & Caffé foi a primeira geladaria a vencer o concurso com uma sobremesa.

O prémio agora recebido dará um impulso ao projecto da D' Oro Gelato, mas o sonho de Jovino Brites passa por abrir “a primeira geladaria artesanal” em Caldas da Rainha, “onde as pessoas possam desfrutar de um gelado sem qualquer tipo de sabor artificial e com fruta da região que é de excelente qualidade”.