Sociedade

Jovens de Pombal vão a eleições para o Executivo Jovens Autarcas

24 nov 2021 17:51

Eleições estão agendadas para dia 9

jovens-de-pombal-vao-a-eleicoes-para-o-executivo-jovens-autarcas

Durante um ano, vários jovens do concelho de Pombal vão calçar os sapatos de autarcas, tomar lugar num verdadeiro Executivo camarário e Assembleia Municipal paralelos.

Para fazer parte destes órgãos autárquicos, os estudantes do 7.º ao 11.º ano e com idades entre os 12 e 16 anos, vão ser alvo de sufrágio.

O candidato mais votado será o Jovem Autarca de Pombal, uma espécie de "presidente da câmara".

Os eleitos que ficarem em segundo e terceiro lugares serão Jovens Vereadores, constituindo o “Executivo Jovens Autarcas”.

Os restantes candidatos compõem a “Assembleia de Jovens Autarcas”. 

A campanha para a eleição de Jovem Autarca de Pombal arrancou na terça-feira, dia 23 de Novembro, com a participação de 11 candidatos.

Na sexta-feira será realizado, às 19 horas no Café Concerto, um debate com todos os candidatos.

Esta iniciativa é promovida pelo Município de Pombal, que, em nota, explica que "pretende motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania ativa e responsável, valorizando a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos".

Ao todo, foram recebidas 11 candidaturas de alunos dos três agrupamentos de escolas - Guia, Gualdim Pais e Pombal -, e do Colégio João de Barros.

A campanha eleitoral decorre até 7 de Dezembro, estando as eleições agendadas para dia 9, em cada uma das escolas aderentes.

A mesa eleitoral é constituída por representantes do município, do corpo docente e não docente, e dos alunos.

Há a possibilidade de votação antecipada entre os dias 3 e 8 de Dezembro, para os alunos das escolas não aderentes.

Após a tomada de posse, o mandato durará um ano, de forma a permitir ao Jovem Autarca conciliar as suas actividades escolares e extracurriculares com as funções de "autarca".

Valorizar a sua participação informada na defesa dos seus direitos e na assunção dos seus deveres enquanto cidadãos;

Motivar e desenvolver nos jovens competências para o exercício de uma cidadania activa e responsável; Sensibilizar os jovens para as questões do poder local;
 
Estimular o interesse dos jovens na definição das políticas municipais, são alguns dos objetivos específicos do projecto, que visa, ainda, promover uma gestão responsável nos jovens e consciente do orçamento que lhes será atribuído, e preparar os jovens para o debate e discussão de ideias entre os seus pares.