Desporto

Jovens da região vão representar Portugal na Taça da Europa de patinagem artística

15 set 2022 10:00

Simão Carlos e Maria Fonseca são atletas do CCR Telheiro (Leiria) e do CRP Ribafria (Alcobaça)

Simão Carlos e a colega Albina Kachur tem coleccionado várias medalhas em nome do CCR Telheiro, no concelho de Leiria
Simão Carlos e a colega Albina Kachur tem coleccionado várias medalhas em nome do CCR Telheiro, no concelho de Leiria
Ricardo Graça/Arquivo
Maria Fonseca é treinada pela mãe, Inês Mateus
Maria Fonseca é treinada pela mãe, Inês Mateus
DR
Simão Carlos é o primeiro patinador do CCR Telheiro a ser convocado para a Taça de Portugal de patinagem artística
Simão Carlos é o primeiro patinador do CCR Telheiro a ser convocado para a Taça de Portugal de patinagem artística
Ricardo Graça/ Arquivo
Patrícia Carreira Gonçalves

Simão Carlos e Maria Fonseca são os patinadores da região que vão representar Portugal na Taça da Europa de patinagem, de 10 a 15 de Outubro, em Roccaraso, na Itália. 

Patinador do Centro de Convívio e Recreio do Telheiro (CCRT), o leiriense Simão Carlos, de 17 anos, conquistou recentemente o bronze no Campeonato Nacional em Juniores. No palmarés, o atleta das Cortes conta com um título de campeão e nacional e outro de vice-campeão nacional, conquistados em 2015 e 2019, respectivamente. 

"É um enorme orgulho para o CCRT ter, pela primeira vez, um atleta seu, convocado para integrar a Selecção Nacional Portuguesa, elevando a nível internacional, também o nome do nosso clube e da nossa cidade de Leiria que o viu nascer e crescer e ganhar as primeiras medalhas a nível nacional", afirma a treinadora Josiana Vieira. 

A trabalhar com uma equipa técnica que integra também as treinadoras adjuntas Carolina Martins e a irmã do Simão, a Neuza Carlos, Josiana Vieira reforça que se tem "trabalhado para que esta época fosse de evolução e consistência, de forma a chegar ao objectivo de estar convocado para esta prova".

Por sua vez, Maria Miguel Fonseca tem 18 anos, é da Benedita e patinadora do Centro Recreativo Popular Ribafria, do concelho de Alcobaça.

A patinadora, treinada pela mãe Inês Mateus, alcançou recentemente a quarta posição no Campeonato Nacional em juniores. 

"A Maria treina patinagem artística há cerca de 10/11 anos e este é o resultado de um percurso regular e de conquistas constantes nos campeonatos distritais", conta-nos a técnica e mãe. 

No ano que marca a estreia da Taça de Portugal de patinagem artística nas categorias juniores e séniores, os dois atletas lamentam apenas "a falta de apoios".

"Infelizmente a federação não conseguiu reunir condições para suportar os custos", confirma Inês Mateus, que vai contar com "o apoio da Junta de Freguesia, da Câmara e do clube". 

No caso do atleta leiriense, o jovem está até já começou a trabalhar com o avô para angariar verbas. 

A participação na competição, entre viagens, estadia, alimentação e até o valor de inscrição, podem ascender os 1.500 euros. 

Valores que os atletas e familiares tentam colmatar com apoios institucionais, doações e patrocínios. 

Antes disso, já este domingo, ambos estão convocados para um centro de treino para a prova europeia em Ventosa do Bairro, no concelho da Mealhada. 

A convocatória dos seleccionadores nacionais Daniela Pinto e Filipe Galego foi publicada esta semana, pela Federação de Patinagem de Portugal.