Sociedade

Jovem de Leiria promove crowfounding para curta-metragem

23 mar 2021 10:21

Francisco Caçador, natural de Leiria, está, juntamente com mais cinco colegas a tentar angariar verba para o seu primeiro filme

Maria Anabela Silva

A concluir o curso de produção de filme e televisão na Universidade de Southampton, em Inglaterra, Francisco Caçador, natural de Leiria, está, juntamente com mais cinco colegas (dois alunos portugueses e três ingleses), a promover uma campanha de crowfounding.

O objectivo é angariar verbas através deste sistema de ‘vaquinha’, que lhes permita realizar uma curta-metragem que apresentarão como trabalho de final de curso.

Intitulada Grafite, a produção pretende retratar a luta de Mary “contra a sua paixão pela arte enquanto tenta não destruir seu relacionamento com o seu pai”, numa sociedade onde “a liberdade para a criatividade” é travada por “um regime repressivo”, descrevem os jovens na apresentação que fazem do projecto na plataforma Indiegogo.com, onde decorre a campanha de crowfounding.

Para que a ideia passe do papel à tela, os jovens precisam de ajuda para angariar a verba suficiente para cobrir o orçamento do filme, estimado em cerca de 4.670 euros (4.000 libras), para despesas com adereços, contratação de actores e logística (viagens, refeições), entre outras.

“Temos recompensas para quem participar. Além do agradecimento no final do filme, iremos oferecer alguns dos adereços e posters do filme, cópias do mesmo em DVD, entre outros brindes.

Será uma forma de agradecer a ajuda”, refere Francisco Caçador.

A campanha decorre nos próximos 45 dias e está disponível clicando aqui.