Sociedade

Jovem de Leiria expõe nova peça em rua de Nova Iorque

13 mai 2018 00:00

Depois do vestido feito com talheres, Filipa Mota exibe uma cadeira em forma de janela Madison Avenue.

jovem-de-leiria-expoe-nova-peca-em-rua-de-nova-iorque-8658

Depois do vestido feito com talheres, Filipa Mota, jovem de natural de Leiria que frequenta o terceiro ano de Design Gráfico na School of Visual Arts em Manhattan, volta a mostrar o seu trabalho na Madison Avenue, uma das artérias mais movimentadas de Nova Iorque.

Desta vez, a peça seleccionada para a exposição patente em pleno passeio é uma janela em forma de cadeira, intitulada Chairs That Inspire.

Filipa Mota conta que o trabalho partiu de um desafio lançado aos alunos pelo professor de design tri-dimensional para que criassem “uma cadeira alternativa que reflectisse a inspiração de cada um enquanto artistas”.

No seu caso, usou como inspiração a cultura nacional. “Nasci e cresci em Portugal e vim estudar para os Estados Unidos há quase quatro anos. Embora esteja longe de casa, sinto que o facto de ser portuguesa influencia muito a forma como penso. Dita também, mesmo que por vezes de forma menos óbvia, as minhas decisões artísticas em qualquer projecto que concretizo”, diz.

Neste caso em particular, Filipa Mota inspirou-se “nas janelas ornamentadas em fachadas de azulejo azul e branco e com varandas de grades de ferro, que são tão facilmente encontradas e distinguidas como nossas”.

O resultado foi a recriação de uma dessas janelas em forma de cadeira. “O chão da varanda serve de assento, a janela como costas da cadeira e o gradeamento como descanso de braços”, explica a jovem designer, para quem é “muito gratificante” ver pessoas parar para admirar a sua peça numa das avenidas mais movimentadas de Nova Iorque.

“Espero que suscite curiosidade sobre o meu país e passe a mensagem de que temos muito para oferecer.”

A cadeira encontra-se exposta dentro de uma caixa de vidro no passeio em frente à Gagosian Gallery, uma das maiores e mais reputadas galerias do mundo.

Em Novembro passado, um vestido feito por Filipa Mota com talheres foi seleccionado para a exposição One-of-a-Kind Luxury, organizada pela Madison Avenue Business Improvement District em parceria com várias lojas de luxo desta rua daquela cidade americana, para a promoção dos bens e serviços das mesmas.