Sociedade

José Travaços Santos homenageado com monumento na Batalha

19 mar 2024 10:05

Grupo de amigos e Centro do Património da Estremadura juntos em evento para agraciar etnólogo

jose-travacos-santos-homenageado-com-monumento-na-batalha
José Travaços Santos
Câmara Municipal da Batalha

Um grupo de amigos e o Centro do Património da Estremadura (CEPAE), com a colaboração do Município da Batalha, vão homenagear José Travaços Santos, no próximo domingo, dia 24, com a inauguração de um monumento na Batalha.

A iniciativa pretende assinalar décadas de vida dedicadas à tradição e ao património, especialmente na defesa do Mosteiro da Batalha, do etnógrafo.

Segundo informação do CEPAE, está agendado um almoço pelas 13 horas no Restaurante Etnográfico da Golpilheira, sendo necessária inscrição e aquisição do respectivo bilhete.

Os bilhetes podem ser adquiridos no quiosque da Batalha ou na Tabacaria Marques, na entrada da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria.

Por volta das 15:30 horas, será inaugurado o Monumento José Travaços Santos, da autoria do artista Rui Basílio, na Praça Mouzinho de Albuquerque, na Batalha.

A exposição José Travaços Santos – Um homem ao serviço da Cultura está patente na Galeria do Posto de Turismo da Batalha, até ao dia 9 de Abril.

Com 93 anos, Travaços Santos “é uma referência na região” e “é reconhecido a nível nacional e, em algumas áreas, a nível internacional”, disse à Lusa o presidente do CEPAE, Adélio Amaro.

“José Travaços Santos tem um percurso imenso, editou vários livros, fez pesquisas no terreno, ajudou imensos grupos de folclore. É também apaixonado pela história, tendo o Mosteiro da Batalha como o seu ‘ex libris’ de vida, do qual sabe a história como ninguém”, acrescentou.

A iniciativa surge agora porque “não se pode esquecer este mestre com 93 anos”, cujo “legado que tem deixado tem sido imenso”.

O trajecto do investigador foi reconhecido em 2012, com a atribuição do Óscar Mundial do Folclore, pela União Internacional das Federações dos Grupos de Folclore, o que “mostra a sua importância no mundo da etnografia”. 

Além disso, Travaços Santos “é uma referência nacional, todos os grupos no país praticamente conhecem o trabalho dele”, sendo que “outros conhecedores e investigadores dentro da área da antropologia, da etnografia, vieram ‘beber’ às suas pesquisas”.