Economia

José Luís Sismeiro reconduzido presidente da Direcção da ARICOP

29 mar 2024 15:30

Cativar jovens motivados para o sector da construção continua a ser uma das suas prioridades

jose-luis-sismeiro-reconduzido-presidente-da-direccao-da-aricop
José Luís Sismeiro
DR
Daniela Franco Sousa

José Luís Sismeiro (da empresa Mesis- Engenharia) foi reconduzido no cargo de presidente da Associação Regional dos Industriais de Construção e Obras Públicas (ARICOP) de Leiria e Ourém, para o biénio de 2024/2025. António Leal (Construções António Leal) preside a mesa da Assembleia Geral e Carlos Baptista (Tecnorém) preside o Conselho Fiscal.

Ao nosso jornal, José Luís Sismeiro explica que, este biénio, a associação continuará a trabalhar pela renovação da classe. “Precisamos de ter nos nossos quadros gente jovem e motivada”, salienta o presidente da ARICOP, que se mostra preocupado com o futuro próximo da construção.

É necessário assegurar a passagem de testemunho, porque dentro de sete ou oito anos muitos operários estarão a aposentar-se e será ainda mais difícil encontrar recursos humanos, estima o presidente. O sector exige mão-de-obra qualificada, que leva vários anos a formar, e alguns cidadãos imigrantes que se têm mostrado disponíveis ainda não tiveram tempo de adquirir a experiência necessária, observa o dirigente.

E embora o sector nunca tenha despertado particular interesse por parte do sexo feminino, existem várias funções que podem ser executadas por mulheres, repara ainda José Luís Sismeiro.