Viver

Jornadas de Etnografia debatem ligação ao turismo

8 nov 2025 09:12

Este sábado nas Chãs, Leiria

jornadas-de-etnografia-debatem-ligacao-ao-turismo
Romaria da Senhora do Bom Sucesso
JF Penamacor

O registo etnográfico do ritual ayahuasca como oferta turística na região de Tena (América do Sul) vai ser apresentado por Nancy Mero, da Universidad Andina Simon Bolívar, no painel “Memórias, rituais e possível oferta turística”, durante a quinta edição das Jornadas Internacionais de Etnografia em Leiria.

Investigadores provenientes do Equador, Brasil, Espanha e Ucrânia, além de Portugal, contribuem para o programa que tem lugar este sábado, 8 de Novembro, no Auditório da Filarmónica de Chãs, na freguesia de Regueira de Pontes.

Em 2025, a iniciativa junta especialistas da Universidade de Coimbra, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, do Instituto Politécnico de Tomar, da Universidad de Salamanca e da Universidade Nova, entre outras entidades.

Os painéis já anunciados pela organização (Município de Leiria e Agromuseu Dona Julinha, com coordenação de Adélio Amaro) abrangem os temas “Processos e saber-fazer”, “Música como tradição e identidade” e “Narrativa etnográfica do folclore ao contemporâneo”.

As diferentes comunicações vão abordar, por exemplo, conteúdos sobre os tapetes de flores nas festas da Rainha Santa, a pintura do Realismo, a identidade ucraniana que se revela através dos instrumentos folclóricos musicais ou a romaria da Senhora do Bom Sucesso.

No mesmo dia, e antes da sessão de encerramento, está também prevista uma actuação comentada da Filarmónica de Chãs dirigida pelo maestro João Gaspar que realça o papel das filarmónicas como plataformas seculares para a música popular.