Sociedade

Jornadas de ambiente discutem futuro da bacia do Lis

16 out 2019 00:00

As XXII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento da Oikos começam esta quinta-feira, dia 17, e terminam no domingo.

jornadas-de-ambiente-discutem-futuro-da-bacia-do-lis-10769

Bacia hidrográfica do Lis: Desafios para o futuro é o tema das XXII Jornadas sobre Ambiente e Desenvolvimento, promovidas pela associação Oikos. O encontro decorrerá nos próximos dias 17 e 19, no auditório da Nerlei, em Leiria, sendo que, no sábado, haverá uma saída de campo, intitulada Bacia Hidrográfica do Lis, da serra ao litoral.

A sessão de abertura está marcada para as 17:30 horas, do dia 17, quinta-feira, seguindo-se as conferências Reflectir (n)a paisagem do Lis e Vale do Lis – questões ambientais e de ordenamento. No segundo dia, os trabalhos começam pelas 9:30 horas e irão olhar sobre os recursos hídricos da bacia do Lis, com uma caracterização desses recursos e uma apresentação dos contributos dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Leiria e da Águas do Centro Litoral para a sustentabilidade desta bacia.

Mário Oliveira, presidente da Oikos, fará uma análise sobre os últimos 30 anos da bacia hidrográfica do Lis (BHL), enquanto Nuno Bravo, da Administração da Região Hidrográfica do Centro, falará sobre os novos desafios da gestão dos recursos hídricos.

À tarde, Rui Rosmarinho, do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, abordará questões relacionadas com a biodiversidade da BHL. Henrique Damásio, da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Lis, e David Neves, presidente da Recilis (empresa de tratamento e valorização de efluentes), são outros dos oradores.

Implicações éticas das políticas de saúde ambiente em bacias hidrográficas e Alterações Climáticas: os problemas globais também requerem soluções locais são outro dos temas em debate.