Desporto

Jocelina Ferreira: Um clássico entre as melhores do mundo

1 jul 2021 11:59

Começou a correr nas Brisas do Lis e rapidamente deu o salto para a competição, cortando a meta em primeiro por várias vezes. Dentro de duas semanas vai ao Campeonato do Mundo

jocelina-ferreira-um-classico-entre-as-melhores-do-mundo
Filha das Brisas do Lis brilha em provas de skyrunning
DR

“Só quero ser finisher. Só quero acabar a prova. Ao pé das melhores sou um grão de areia.” É com esta humildade que Jocelina Ferreira, de Leiria, projecta os seus objectivos para o Campeonato do Mundo de Skyrunning, que se realiza em Andorra, entre 9 e 11 de Julho. A atleta do Montanha Clube Trail Running – EFAPEL, uma das escolhidas pela selecção nacional, vai participar na prova de skyrunning ultra, que tem uma extensão de 68 quilómetros e mais de dez mil metros de desnível acumulado, que os participantes devem completar em menos de 17 horas.

Será a sua segunda representação com a camisola das quinas. Antes, participou nos europeus de skyrunning, em Itália. Em 2019 sagrou-se campeã nacional.

A pandemia parou as provas oficiais de 2020 e este ano, após a prova que realizou no Caramulo soube que estava convocada para ir aos Mundiais. “É um orgulho representar Portugal”, confessa.
Esta prova exige material obrigatório e a fiscalização é rigorosa. Na mochila, além da água, isotónicos e de barritas, é obrigatório ter, entre outros materiais, um telemóvel carregado, uma manta térmica, lanterna frontal, gorro ou uma camisola térmica.

A exigência da prova contempla um percurso circular pela área periférica do Parque Nacional, em trilhos, num terreno, por vezes, sinuoso, em locais onde a terra quase se confunde com o céu. Quando está no alto das montanhas “passa tanta coisa pela cabeça”.

“A certa altura já nem as pernas doem. Não se sente nada. É a cabeça que comanda. Mas é uma sensação de que gosto: andar muitas horas na serra e desligar do Mundo. É como flutuar, até porque estou quase nas nuvens. É uma sensação de paz de espírito tão boa. Só mesmo quem faz”, destaca Jocelina Ferrei

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ