Sociedade

Joaquim Menezes, presidente do Grupo Iberomoldes: "só houve três dias em que me levantei a pensar que tinha de ir trabalhar"

30 nov 2017 00:00

Entrevista de vida, em simultâneo no 'Leiria Económica' e JORNAL DE LEIRIA:

Em formato sem filtros, Joaquim Menezes, presidente do Grupo Iberomoldes, partilha o seu percurso de vida, fala das pessoas que mais o marcaram e da sua ligação aos livros, no ambiente da imponente Sala Museu da Biblioteca Afonso Lopes Vieira, em Leiria.

PERFIL
Fundou em 1975, a Iberomoldes, um dos principais grupos do mundo em engenharia de desenvolvimento de produtos, moldes e fabrico de produtos e peças plásticas. Exportando cerca de 90% da sua produção, o Grupo Iberomoldes contabiliza actualmente 16 empresas e mais de 900 colaboradores, dividindo-se em duas grandes áreas: engenharia, prototipagem e fabrico de moldes e produtos.

Joaquim Menezes nasceu em 1946 e iniciou a sua actividade profissional com 17 anos na indústria dos moldes. Engenheiro Técnico de Electricidade e Máquinas, criou com Henrique Neto a empresa Iberomoldes, a quem adquiriu em 2009 a posição deste na empresa.

Responsável pela criação da OPEN Business Angels, é também presidente do Conselho de Administração do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos, e da Associação Oportunidades Específicas de Negócio.

Administrador do Centro de Computação Gráfica, Joaquim Menezes é ainda presidente do Forum ManuFuture Portugal e da International Special Tooling and Machining Association.

Ficha Técnica
Jornalista: Célia Marques
Som e imagem: Victor Correia e Pedro Guerra | myVisuals
Local: Sala Museu da Biblioteca Afonso Lopes Vieira | Leiria
Entrevista realizada a 25 de Maio de 2017
Todos os direitos reservados a © Leiria Económica