Viver

João Paulo Ferreira: a voz que encanta turistas em Alcobaça

21 set 2021 16:00

Cantor lírico actua todos os dias no arco de Cister, surpreendendo quem se passeia pelo centro da cidade

Adriana Zeferino com JSD

Natural de Pernambuco, no Brasil, João Paulo Ferreira assume que Portugal é o seu País do coração.

Para o artista, o canto lírico é o motor que aquece o coração e o espírito. A música está presente na sua vida desde criança, tendo feito parte de um grupo coral da Igreja. Posteriormente, formou-se em Canto Lírico.

Actualmente, tem já quatro CD’s lançados e canta em 16 línguas Em 2013, foi convidado pelo contratenor português, Luís Peças, para fazer uma actuação em Portugal e, após descobrirem um amor profundo pelo outro, casaram. Actualmente, Luís Peças não canta, mas acompanha de perto todos os passos de João Paulo.

O cantor dá espectáculos diariamente no arco de Cister que, devido à acústica, torna praticamente impossível que uma voz tão forte passe despercebida.

É possível deixar uma gratificação ou comprar um CD, mas o artista assume que apesar desse reconhecimento ser muito importante, “o facto de ter a presença das pessoas a ouvirem o canto lírico, já é uma grande honra”.

Os contratenores encontram-se a restaurar um espaço localizado dentro do arco, para a criação do Ópera Café. Previsto para abrir portas em Novembro, o conceito procura encontrar uma simbiose entre a gastronomia e a ópera.