Desporto

João Ferreira sobre a vitória no Dakar: "Foi uma etapa dura, com muita pedra vence etapa"

8 jan 2023 17:07

Piloto de Leiria ganhou a etapa realizada, este domingo, na categoria T3 (protótipos leves). Também de Leiria, Ricardo Porém é o melhor português na geral desta categoria.

joao-ferreira-sobre-a-vitoria-no-dakar-foi-uma-etapa-dura-com-muita-pedra-vence-etapa
João Ferreira está a fazer a sua estreia no Dakar

É com "orgulho" que o piloto leiriense, João Ferreira, reage ao primeiro lugar alcançado, este domingo, na oitava etapa do Dakar, na categoria de T3 (protótipos ligeiros).

"É um orgulho enorme levar mais longe o nome de Portugal com esta vitória", afirma o piloto, que participa, pela primeira vez, naquela que é considerada a prova de todo-o-terreno mais importante do mundo.

Em comunicado, João Ferreira reconhece que o terceiro lugar alcançado este sábado acabou por ajudar, porque lhe permitiu - a ele e ao navegador Filipe Palmeiro - partir "um bocadinho mais à frente", numa etapa que correu "bem desde o início".

"Não apanhámos pó e foi uma etapa 100% limpa, onde impusemos um ritmo forte", assume o piloto, sublinhando, no entanto, que se tratou de uma etapa dura, com muita pedra e areia no final" e com dunas "muito grandes".

A dupla conseguiu, no entanto, ultrapassar todos os desafios e registar o melhor tempo da etapa, realizada antes do dia de paragem na prova, que acontecerá esta segunda-feira. "Vamos aproveitar bem o dia de descanso para preparar da melhor forma a segunda semana de corrida", antevê João Ferreira, para quem o objectivo com que veio para este Dakar não se altera com os bons resultados alcançados nos últimos dias: segundo lugar na quarta etapa e terceiro na sétima etapa."Queremos estar no final da prova e continuar a evoluir diariamente", afirma o piloto.

Por seu lado, Ricardo Porém, também de Leiria e a disputar a categoria de protótipos leves, destaca a recuperação feita na etapa de hoje, depois de ter partido relativamente atrasado.“Foi um dia de muitas ultrapassagens e onde conseguimos impor o nosso ritmo. Terminámos a especial na 17.ª posição, o que nos permite subir ao 17.º lugar da geral, na qual figuramos como melhores portugueses”, refere o piloto.

Ricardo Porém deixa ainda elogios a João Ferreira, companheiro de equipa e amigo: “Acompanhei a temporada 2022 completa do João e sabia que o dia dele neste Dakar ia chegar. Preparámos esta prova juntos e só fica surpreendido com este resultado quem não conhece o João, o seu empenho e qualidade. Acredito que será a primeira de muita."