Desporto

João Almeida salta para a liderança da Volta à Catalunha

25 mar 2022 17:00

Ciclista das Caldas da Rainha diz que "a maior parte da prova foi bastante calma"

Redacção/Agência Lusa

Clique na imagem em cima para ver o vídeo

O ciclista João Almeida (UAE Emirates), de A-dos-Francos, Caldas da Rainha, subiu hoje à liderança da Volta à Catalunha, em Espanha. 

Depois de entrar para a quinta etapa com o mesmo tempo que o anterior líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic), João Almeida conseguiu bonificar um segundo num 'sprint' intermédio, que cortou atrás do companheiro de equipa e compatriota Rui Costa.

"A maior parte da prova foi bastante calma. Houve um pouco de vento numa altura e as pessoas começaram a ficar nervosas, mas acho que não houve possibilidade de desafio", contou João Almeida na conferência de imprensa do final da prova.

Assim, o português passou a ter um segundo de avanço sobre Quintana e sete sobre o campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe).

A quinta etapa, de 206,3 quilómetros, entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú, foi ganha pelo britânico Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl), em 5:21.17 horas, seguido do alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) e do francês Dorion Godon (AG2R Citroën). Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi oitavo na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, assim como João Almeida (25.º) e Rui Costa (100.º).

"Foi bom, agora vamos ver o que conseguimos fazer nos próximos dois dias", afirmou.

Ontem João Almeida já tinha ganho a ‘etapa rainha’ da prova naquela que foi a primeira vitória a representar a nova equipa.

No fim da prova, João Almeida recorreu às redes sociais para "agradecer a todos" os que estão do seu lado: "Primeira vitória com UAE Emirates. Tenho trabalhado tanto por esta! Quero agradecer a todos que estão do meu lado! Família, amigos, e toda a equipa que inclui mecânicas, assistentes, colegas de equipa, directores desportivos, e todos os funcionários, todos!".

Amanhã, corre-se a sexta etapa, entre Salou e Cambrils, num total de 167,6 quilómetros.