Viver

Jazzmatazz! Carlos Bica lidera cartaz que volta a levar a música complexa à Mata de Marrazes

7 jul 2023 14:00

Quatro concertos de jazz gratuitos no fim-de-semana, em Leiria, durante o Jazzmatazz!

jazzmatazz-carlos-bica-lidera-cartaz-que-volta-a-levar-a-musica-complexa-a-mata-de-marrazes
Carlos Bica, um dos poucos músicos de jazz portugueses que atingiram fama internacional
DR

Carlos Bica em quarteto, Ignition, Hugo Carvalhais e o trio Troll’s Toy preenchem o cartaz do Jazzmatazz!, festival de música que é uma iniciativa da União de Freguesias de Marrazes e Barosa e se realiza, com entrada livre, nos próximos dias 8 e 9 de Julho, sábado e domingo, na Rua do Viveiro, Mata dos Marrazes, em Leiria, sempre à noite.

Com dois músicos que têm ligações a Leiria, o baterista Joel Silva e o clarinetista Paulo Bernardino, o quarteto Ignition, que irá apresentar-se, ainda, com Tomás Marques no saxofone e Manuel Rocha na guitarra, é o primeiro a ir a palco, pelas 21:30 horas de sábado, 8 de Julho.

O álbum de estreia, editado já este ano, proporciona um encontro entre dois mundos, conforme explicaram ao JORNAL DE LEIRIA, aquando do lançamento.

O território captado em estúdio emerge de uma fusão de estilos e ocupa-se da abolição de fronteiras entre o digital e o analógico, que combina influências de jazz, rock, funk e world music.

Na mesma noite, aquele que a organização do festival anuncia como um dos mais talentosos e sui generis contrabaixistas da sua geração, Hugo Carvalhais, deverá mostrar o mais recente disco, Ascetica, de 2022, que sucedeu a Nebulosa (2010), Partícula (2012) e Grand Valis (2015).

“Hugo Carvalhais delineia uma música viva, com uma respiração própria, marcada pela indefinição e ambiguidade da sua cartografia sonora tão profundamente distinta e pessoal. Por não se definir claramente, esta música é sólida e etérea, intemporal e contemporânea, onírica e desperta, assente tanto em quem a faz, como em quem a ouve, questionando de igual modo passado e futuro”, lê-se na nota de divulgação do Jazzmatazz!

No domingo, a Mata de Marrazes recebe Carlos Bica, um dos grandes nomes do jazz português – e “um dos poucos músicos portugueses que alcançou projecção internacional, tendo-se tornado uma referência no panorama do jazz europeu”, lembra a organização. Entre os vários projectos que lidera, e para além das colaborações nas áreas do teatro, da dança e do cinema, destaca-se o trio Azul, com o guitarrista Frank Möbus e o baterista Jim Black.

A crítica costuma salientar a forma como na música de Carlos Bica se cruzam referências de diferentes universos, da música erudita contemporânea à folk, ao rock, ao jazz e à música improvisada.

O contrabaixista e compositor toca depois das 21:30 horas em formato quarteto e deverá fazer-se acompanhar por Mário Delgado na guitarra, João Guimarães no saxofone e Eduardo Cardinho no vibrafone.

O encerramento da edição de 2023 do Jazzmatazz!, segundo o programa divulgado pela União de Freguesias de Marrazes e Barosa, vai ficar a cargo do trio Troll’s Toy, constituído por Gabriel Neves, Jorge Loura e João Martins, depois das 22:30 horas.